Fechar
GP1

Simplício Mendes - Piauí

Primeiro Festival do Mel é realizado em Simplício Mendes

O festival, em parceria com o Sebrae, foi realizado entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro.

Rodas de conversas nas escolas, atividades culturais e esportivas, feira expositiva e shows fizeram parte da programação da primeira edição do Festival do Mel em Simplício Mendes.

A Prefeitura Municipal de Simplício Mendes em parceria com o Sebrae realizaram entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro o I Festival do Mel, evento que envolveu as secretarias de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude; Educação; e Agricultura e Desenvolvimento Rural do município.


Foto: Divulgação ASCOMI Festival do Mel
I Festival do Mel

A abertura do festival foi marcada pela realização da semana cultural e esportiva Copa Mel, com ciclismo, atletismo, jogos esportivos, apresentação de Capoeira e Jiu-jitsu.

Foto: Divulgação ASCOMI Festival do Mel jpeg.2
I Festival do Mel jpeg.2

Na quinta-feira, dia 1º de setembro, aconteceu a reabertura do Parque Ambiental Paracatuá, com apresentações do cantor Dell Dias, Popito Show e Edy Sakana.

Dia 2 de setembro, sexta-feira, foi realizado no Complexo Álvaro Mendes o I Educa Mel, evento realizado pelas escolas da rede municipal de ensino. O evento contou a presença do prefeito Márcio Moura e do secretário de educação Gilcivan da Luz Barros. Durante a solenidade foram entregues premiações para os alunos vencedores da 1ª Olimpíada Municipal de Matemática do município e desfile das abelhas mirins das escolas municipais.

Foto: Divulgação ASCOMI Festival do Mel jpeg.3
I Festival do Mel jpeg.3

Ainda no dia 2 de setembro, foi realizada a 3ª Marcha Para Jesus, com a presença das igrejas evangélicas de Simplício Mendes e caravanas das cidades vizinhas. A noite teve show e louvor com Sandra Pires, Lucão e Banda e a pregação do Pastor Frank Mendonça.

No sábado, dia 3 de setembro, os apicultores e expositores foram acolhidos nas barracas para início da exposição dos produtos apícolas e da agricultura familiar. Durante todo o dia houve grande movimentação nas barracas e stands. Tivemos a exposição "Cores e Sabores" dos alunos do 5º ano do Programa Jovem Empreendedor.

Foto: Divulgação ASCOMI Festival do Mel jpeg.4
I Festival do Mel jpeg.4

O festival foi encerrado com a celebração da Missa do Apicultor, na igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus. A noite o público presente prestigiaram shows com a Banda Noda de Cajú, Luciana Belê, Matheus e Banda, Suellen Botelho e Filipe Santos.

O Sebrae, entidade realizadora do evento, juntamente com a prefeitura, disponibilizou um espaço onde abordou sobre apicultura, empreendedorismo e inovação. A Gestora do Projeto Agronordeste Sebrae, da regional de Picos, Mercês Leal Dias, destacou a importância da realização do I Festival do Mel. "Simplício Mendes está de parabéns, a apicultura tem grande potencial nessa região e a realização deste Festival é uma excelente oportunidade para o setor divulgar a qualidade da sua produção e fortalecer a cultura desta atividade no município", destacou a gestora.

O evento recebeu a presença ilustre da Sommelier Teresa Raquel, que avaliou o resultado do concurso "O Melhor Mel da Microrregião de Simplício Mendes". O terceiro colocado foi o mel produzido pelo apicultor Gelton Pereira Bastos, segundo lugar para a apicultora Jamila Rodrigues, e o primeiro lugar foi para o apicultor Cosmo de Sousa Rodrigues, todos do município de Simplício Mendes.

"Realizamos o nosso primeiro Festival do Mel. Através de parcerias e do trabalho integrado das nossas secretarias municipais, estamos divulgando a apicultura da nossa microrregião e mostrando que Simplício Mendes é a terra do mel. Acreditamos no potencial dos nossos produtores e seguiremos firmes em proporcionar mais incentivo e buscando investimentos para desenvolver cada vez mais o setor", afirmou o prefeito Márcio Moura.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.