Nesta sexta-feira (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Ideb –Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira –, um termômetro criado em 2007 para medir a qualidade do ensino público e privado no país.
A Rede Municipal de Ensino de Curimatá obteve um grande salto de evolução no índice, com nota 5,2 nos anos iniciais e 4,9 nos anos finais, bem maiores do que de anos anteriores. Curimatá está, inclusive, em 1º lugar entre os 12 municípios que fazem parte da 15ª GRE (Gerência Regional de Educação).
O prefeito do município, Valdecir Júnior, detalhou o trabalho realizado em sua gestão para que o avanço fosse possível. “Em 2017, quando assumimos a gestão, tínhamos a nota do IDEB dos anos iniciais apenas de 3,5 e dos anos finais de 2,8. Motivo pelo qual eu me envolvi pessoalmente para buscar melhorar este cenário, porque sei que a educação deve ser um dos principais pilares de uma boa administração. Procurei neste período proporcionar condições para melhorar a estima dos servidores, para que eles voltassem a acreditar que seríamos capazes de mudar essa realidade, através da valorização e do reconhecimento dos profissionais, da capacitação pedagógica regular, da contratação de assessoria técnica, do reajuste salarial e do seu pagamento dentro do próprio mês trabalhado”, detalhou o gestor.
Valdecir Júnior enfatiza ainda que fizeram questão, junto à educação municipal, de cumprir a carga horária de 200 dias letivos, com o respectivo cumprimento da hora/aula de 50 minutos, bem como implantação e cumprimento de projetos, normas e regras para se chegar ao progresso e à evolução, como o Projeto Borboleta e o incentivo de diálogos com todos os segmentos.
“Em outra frente, realizamos a modernização da estrutura de nossas escolas; a aquisição de material escolar de qualidade e procuramos fornecer merenda escolar de qualidade”, pontuou.
Tais medidas fizeram com que, mesmo vivenciando uma pandemia, o município conseguisse alcançar o maior salto da região: saindo dos anos iniciais lá de 2017 de uma nota de 3.5 para 5.2. E dos anos finais, também do ano de 2017 de uma nota de 2.8 para 4.9.
“Quero aqui parabenizar e agradecer a todos os valorosos servidores, nossos queridos colaboradores que fazem a nossa rede de ensino, como também parabenizar os nossos alunos pelas notas alcançadas! Vamos continuar empenhados para que este resultado seja apenas o início dessa transformação! Curimatá no Rumo Certo”, finalizou o prefeito.
Ver todos os comentários | 0 |