O desembargador José Carneiro Neto, de 95 anos, faleceu na noite dessa segunda-feira (22) em Teresina. Ele estava aposentado desde 1997. A causa da morte não foi divulgada.
O Tribunal de Justiça do Piauí divulgou uma nota de pesar e decretou luto oficial de três dias, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí. “De acordo com a Portaria Nº 1891/2022, de 23 de agosto de 2022, durante o período de luto oficial, as bandeiras e demais pavilhões serão hasteados a meio mastro, em todas as unidades do Poder Judiciário do Estado do Piauí. A portaria considera o importante papel desempenhado pelo desembargador aposentado José Carneiro Neto no Estado do Piauí, especialmente no exercício da magistratura no Tribunal de Justiça”, informou o TJ em nota.
A Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) também decretou luto oficial devido ao falecimento. "A Associação dos Magistrados Piauienses manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Desembargador José Carneiro Neto, sócio honorário desta Associação, onde exerceu vários cargos de direção e deixou relevante contribuição para a Magistratura piauiense [...] Neste momento de consternação, a Magistratura do Piauí se solidariza com familiares, amigos e colegas do proeminente Desembargador, exemplo entre seus pares. Que a fé e a solidariedade sejam fontes de consolo e superação", diz trecho da nota de pesar.
Trajetória
José Carneiro Neto ingressou na Magistratura em 1960, na Comarca de Parnaguá. Posteriormente, serviu em Guadalupe, Bom Jesus, Jerumenha, Barras e Teresina, com serventia na 5ª Vara Criminal, até ingressar, por antiguidade, no Tribunal de Justiça do Piauí como Desembargador, na vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Paulo de Tarso Mello e Freitas.
Foi diretor do Fórum Criminal de Teresina e presidiu o Tribunal Popular do Júri de Teresina. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, lecionou Direito Judiciário Penal no 1º Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Juízes, promovido pela AMAPI. Sócio benemérito da Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Piauí; sócio honorário da AMAPI. Aposentou-se em março de 1997.
Confira a nota de pesar do Tribunal de Justiça do Piauí na íntegra
O Tribunal de Justiça do Piauí decretou luto oficial de três dias, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí, em razão do falecimento do desembargador aposentado José Carneiro Neto, ocorrido na noite de ontem (22), em Teresina.
De acordo com a Portaria Nº 1891/2022, de 23 de agosto de 2022, durante o período de luto oficial, as bandeiras e demais pavilhões serão hasteados a meio mastro, em todas as unidades do Poder Judiciário do Estado do Piauí.
A portaria considera o importante papel desempenhado pelo desembargador aposentado José Carneiro Neto no Estado do Piauí, especialmente no exercício da magistratura no Tribunal de Justiça.
O expediente administrativo é assinado pelo presidente do TJPI, desembargador José Ribamar Oliveira.
Ver todos os comentários | 0 |