A 20ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), começou nesta sexta-feira (03), no espaço Rosa dos Ventos, localizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento foi marcado pela alegria do público que voltou a prestigiar o evento de forma presencial, após mais de anos de pandemia da covid-19.
O GP1 esteve no espaço do evento e conversou com participantes do Salipi, entre visitantes e colaboradores. José Barbosa, que é um cordelista piauiense, contou que teve seu encontro com o cordel pela primeira vez aos 6 anos de idade e, desde então, é apaixonado pela literatura. “Conheci [o cordel] aos seis anos, visitando as feiras com meu pai, que era agricultor, e eu participava daquelas rodas de cantadores, que faziam os cantos de seus cordéis, que na época eram chamados de romances. Apesar de hoje eu ser repentista, eu sinto falta daquelas rodas”, recordou.
O cordelista, juntamente com seu grupo, chamado Chapada do Corisco, aproveitou o Salipi para divulgar e vender suas obras, assim como de outros autores. Em seu ponto de vista, o evento oferece uma grande oportunidade de reconhecimento e há expectativa que mais pessoas compareçam ao local nos próximos dias.
“É uma ótima oportunidade, um único pequeno problema que a gente teve é que está chovendo bastante, mas de resto tudo tranquilo, aqui está ótimo. Ontem que foi o primeiro dia eu achei razoável, mas a expectativa é que mais pessoas passem aqui nos próximos dias”, disse.
Para Ana Karine, que já é uma frequentadora assídua do evento, poder retornar ao Salipi presencialmente é uma grande alegria. Ela participou das últimas cinco edições do evento e está com grandes expectativas para esta temporada.
“Estou gostando muito. Nós [ela e a filha] estávamos tristes por não ter tido na época da pandemia. Depois que minha filha nasceu é que eu venho mesmo, para incentivá-la a gostar de ler e livros. A expectativa pro evento é a melhor, como sempre. Pretendo vir nos próximos dias à noite para prestigiar também as atrações culturais”, contou.
Confira a programação do evento
Hoje, dia 04 de maio, terá um curso de escrita literária com Tarso de Melo (SP), a partir das 14h. Já às 18h, a paulista Aline Bei fala sobre “A criação do Personagem: do palco à folha”, no espaço Cine Teatro da UFPI. Na sequência, o moçambicano Mia Couto apresenta sua palestra “O mapeador de ausências”, às 19h30, também no Cine Teatro.
No domingo, 5, além da programação dos espaços do Salipi, às 14h haverá o curso de escrita literária "A linguagem vazia ou escrever o espectro", com Manoel Ricardo de Lima. Em seguida, às 18h, a Prof. Elinalva Oliveira fala a respeito do "Encontro das Ajebianas do Piauí". Outra atração acontece às 19h com um Bate-Papo Literário com a escritora Thalita Rebouças.
As inscrições e programação completa estão disponíveis no site oficial do evento, www.salipi.com.br.
Confira a programação musical
03/06 Fred Taimo
04/06 Totte e Trupe
05/06 Bia Magalhães
06/06 Amanda Santi
07/06 Esther Lima
08/06 Bruno Farias
09/06 Acácias
10/06 Mundo Invertido
11/06 Radiofônicos
Ver todos os comentários | 0 |