O líder do Progressistas na Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual B. Sá Filho, solicitou ao Governo do Piauí a inclusão de povos ciganos em todo território piauiense na vacinação prioritária contra a covid-19. Ao GP1 nesta sexta-feira (08), o parlamentar explicou que o pedido se deu por conta da vulnerabilidade desta população.
“O Plano Nacional de operacionalização contra covid-19, assim como Plano Estadual, contemplam os indígenas aldeados em terras demarcadas e comunidades quilombolas em seus grupos prioritários para vacinação. Mas, não existe referência ao povo cigano”, observou o deputado estadual.
B. Sá Filho apontou a pluralidade de tradições do Estado para reforçar a solicitação feita ao Estado. “O Piauí é formado por diversas comunidades que continuam mantendo vivas múltiplas culturas e, uma delas, é a população cigana, que habita o território piauiense há mais de 100 anos, tanto na capital como em municípios como Esperantina e Piripiri, por exemplo”, detalhou o líder do Progressistas.
“Os ciganos e os demais povos tradicionais historicamente são alvos de campanhas de vacinação no Brasil. Nossos indicadores de saúde são piores nessas populações, que resistem bravamente a todas as adversidades, com dificuldades ao acesso do sistema de saúde, o que aumenta ainda mais sua vulnerabilidade no enfrentamento à pandemia”, finalizou B. Sá Filho.
Ver todos os comentários | 0 |