Neste domingo (13), a cidade de Teresina tem medidas mais restritivas em relação ao funcionamento das atividades comerciais devido a pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, supermercados, mercados e postos de combustíveis não podem abrir.
Desde o mês de julho, o prefeito Firmino Filho (PSDB) decidiu adotar medidas mais restritivas durante os finais de semana em relação ao funcionamento das atividades comerciais. Logo depois, no dia 5 de setembro, ele iniciou uma flexibilização, permitindo a abertura de algumas atividades somente aos sábados, mas mantendo as restrições aos domingos.
- Foto: Lucas Dias/GP1Lojas do centro permanecem fechadas
Estão autorizadas a funcionar:
- farmácias e drogarias
- serviços de saúde
- serviços de segurança e vigilância
- serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta
- água e gás de cozinha
- órgãos e profissionais de comunicação
- serviços e rituais religiosos
- situações comprovadas de urgências e emergências.
Outros serviços
Serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, além de estabelecimentos que funcionam operando fornos, em turnos ininterruptos de 24h, estão autorizados a funcionar, respeitando as determinações sanitárias para a contenção da covid-19, inclusive, quanto aos atendimentos emergenciais.
Multas
O descumprimento das restrições, por qualquer estabelecimento, serviço e atividade que esteja em funcionamento ou que não esteja permitido funcionar resultará na aplicação de multas, intervenção total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.
A fiscalização das medidas será exercida pela Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária Municipal, em articulação com os serviços de Vigilância Sanitária Federal e Estadual, e com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria de Transportes - Setrans/PI.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Parnaíba zera internações por covid-19 em leitos de UTI
Teresina já possui 12.562 pessoas recuperadas da covid-19
Universidade de Oxford retoma testes para vacina contra covid-19
Ver todos os comentários | 0 |