O Ministério Público Federal no Piauí, por meio do procurador Leonardo Trevizani Caberlon, instaurou no dia 1º de abril inquérito civil com o objetivo de investigar possível descumprimento da Lei de Acesso a Informação na Prefeitura de Tamboril do Piauí, que é comandada por Delcides Figueiredo.
Todas as prefeituras e governos precisam ter o próprio Portal da Transparência para que a população possa acessar dados e informações sobre como estão sendo aplicados os recursos públicos, além de assuntos relacionados à gestão pública. Ela é considerada uma das principais ferramentas de fiscalização por parte dos órgãos de controle.
- Foto: Lucas Dias/GP1Ministério Público Federal
Já havia sido instaurada uma Notícia de Fato com o objetivo de investigar o possível descumprimento e agora o procurador decidiu converter ela em inquérito civil.
O procurador Leonardo Trevizani afirmou que o inquérito irá “apurar o descumprimento da Lei de Acesso a Informações - Lei n° 12.527/2011 pelo município de Tamboril do Piauí, especialmente a divulgação dos investimentos e despesas a partir do recebimento de verbas federais”.
“O Ministério Público é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, destacou Leonardo Trevizani.
Outro lado
A prefeita Delcides não foi localizada pelo GP1.
Ver todos os comentários | 0 |