A Advocacia-Geral da União realizou na manhã desta sexta-feira (07), no Hotel Arrey, zona leste de Teresina, a divulgação do balanço de ações do órgão no ano de 2019 em solo piauiense, em áreas como Previdência Social, Saúde, Educação e Infraestrutura. A solenidade contou com a presença da bancada federal do Piauí composta pelos deputados Átila Lira, Assis Carvalho, Rejane Dias, Flávio Nogueira, Júlio Cesar e Margarete Coelho.
O procurador chefe da Procuradoria Federal do Piauí, Caio Coelho, falou sobre as demandas e prioridades da AGU para o exercício deste ano. “No ano de 2019 priorizamos algumas demandas especialmente dentro da infraestrutura. A atuação nas desapropriações da Transnordestina, na previdência social a gente atua fortemente na conciliação de forma que o segurado que busque aquele benefício na justiça, ele consiga essa prestação mais célere. Ano passado nós firmamos quase 14 mil acordos nessa matéria e em diversos outros setores”, disse o procurador.
De acordo com Caio Coelho, a União já conseguiu economizar R$ 34 milhões através da ação da AGU no âmbito previdenciário. Segundo o procurador, os benefícios podem ser vistos na aposentadoria e auxílio-doença da população mais carente.
“Na política pública se os cidadãos que têm o direito receberem o direito, ninguém vai ser prejudicado, em palavras mais simples, né. Então no âmbito previdenciário nós firmamos ano passado mais de 14 mil acordos. É uma economia para a União, uma economia em torno de R$ 34 milhões e não só uma economia para a União, a gente sabe que na economia do nosso estado a distribuição de renda depende muito de benefícios pagos pelo INSS”, destacou o procurador.
Para o deputado federal Júlio César (PSD), há a possibilidade de parceria entre a bancada federal e a Advocacia-Geral da União. O parlamentar espera ouvir as propostas da AGU para tratar sobre a viabilidade das demandas apresentadas.
“Tudo é possível dentro do Congresso Nacional. Evidentemente que nós vamos avaliar as propostas da AGU e de outras classes que estão nos procurando para a retirada dos honorários, isso é uma coisa que vai nos prejudicar muito. Eu já pedi inclusive às lideranças nacionais o total do Brasil. Depois vamos ver como é que nós vamos negociar com eles e o governo”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |