O ex-deputado estadual Luciano Nunes reassumiu, na manhã deste sábado (04), a presidência do diretório estadual do PSDB, durante Convenção do partido. Na solenidade, que aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí, estiveram presentes também o prefeito de Teresina, Firmino Filho, que foi empossado como vice-presidente e o deputado Marden Menezes, que seguirá como secretário geral do diretório.
Firmino pontuou que a recondução de Luciano para o cargo de presidente faz parte de um processo transitório que o partido está passando. "Nós temos no Piauí, justamente, o reflexo de uma transição do PSDB a nível nacional, para que nós possamos ter a continuidade do que o partido representa. A nível estadual, acho que o Luciano tem todas as chances para dar rumo a essa missão", afirmou.
O prefeito da Capital afirmou que a meta será fortalecer e atualizar o PSDB para os próximos desafios eleitorais.
"Fortalecer o PSDB aqui no Piauí. Estamos vivendo um novo momento que impõe renovação de postura, de bandeiras, oxigenação do partido, atração de novas lideranças. Buscar uma maior sintonia com a população. É isso que a sociedade exige dos partidos políticos. E nesse novo momento que existe fim das coligações proporcionais, onde existe a cláusula de barreira, o partido que não se atualizar, que não se aproximar da população tem um sério risco de ser extinto", declarou.
Quanto as divergências internas, sobretudo, em relação ao impasse com o deputado estadual Marden Menezes, Firmino disse que ao final, os objetivos acabam sendo comuns.
"As diferenças devem existir sempre, partido é feito de partes, o próprio nome diz isso. E é fruto dessas divergências, dos debates, das discussões, que nós vamos crescer. Então existem [as divergências], são pontuais e devem permanecer, mas há um objetivo comum, há uma pauta comum e é essa que nós devemos perseguir", afirmou.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Luciano Nunes
Além dos tucanos, diversos aliados políticos marcaram presença na solenidade como o deputado estadual licenciado e atual secretário de Esportes de Teresina (Semel), Júlio Arcoverde. O novo gestor da administração municipal ressaltou a união que existe com o PSDB. "Essa aliança está sacramentada desde as eleições passadas. Essa aliança também que já é administrativa, mas eu vim aqui para dar um abraço no meu amigo e ex companheiro de Assembleia, deputado Luciano Nunes, que dignifica muito bem a política piauiense", comentou.
O ex-governador do Estado, Wilson Martins (PSB), parabenizou o novo presidente e ainda adiantou os preparativos para as futuras eleições municipais. “O PSB está se reestruturando, se preparando para as eleições municipais e, evidentemente, que conversando com todos os partidos. É uma questão de cortesia a gente vir aqui hoje dar um abraço, principalmente na recondução do presidente Luciano Nunes”
O vereador Caio Bucar (PRTB) também prestigiou a recondução de Luciano à presidência. “Estamos alinhados, estamos abraçados e envolvidos nesse projeto do prefeito Firmino que é a sucessão municipal. Estamos hoje aqui para abraçar o ex-deputado Luciano Nunes, abraçar o prefeito Firmino, enfim, todos aqueles que fazem parte do grande PSDB no estado do Piauí", finalizou.
Marden falou sobre a relação política estremecida com Firmino Filho e apesar de admitir o distanciamento, falou que respeita a trajetória do prefeito. “Há o respeito como cidadão, como gestor, como liderança. Embora eu tenho dito que como liderança não há porta fechada para diálogo. Há tempos não participo do grupo político do prefeito porque preferi uma atuação independente”, falou o parlamentar.
Menezes, que chegou ao evento acompanhado do ex-prefeito Sílvio Mendes, afirmou que trabalha para que o ex-tucano retorne ao PSDB e se lance candidato a prefeito da Capital em 2020.
“O doutor Sílvio é referência, tenho total respeito. Ele sempre agiu com independência e alheio a patifaria. Tenho procurado convencê-lo a se filiar [no PSDB] e deixar o nome à disposição para avaliar uma possível candidatura em 2020”, completou ele.
NOTÍCIA RELACIONADA
Luciano Nunes vai ser reconduzido à presidência estadual do PSDB
Ver todos os comentários | 0 |