Com recursos do Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip) oriundos da arrecadação da Cosip, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), tem procurado expandir o parque de iluminação pública do município.
Segundo o coordenador do Fumip, Rômulo Costa, quando recebeu o parque de iluminação o mesmo estava defasado. Tratava-se de uma estrutura que vinha da Cepisa. “Nós recebemos uma Picos praticamente sem iluminação, pois, a empresa [Cepisa] não fazia tantos investimentos” – lembra Rômulo Costa.
- Foto: José Maria Barros/GP1Coordenador do Fumip, Rômulo Costa
Rômulo Costa disse que o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), tem priorizado a iluminação pública como um instrumento essencial para a segurança e bem estar da população. Por isso, os investimentos chegam aos mais diferentes bairros da sede e aos povoados e localidades da zona rural, beneficiando milhares de moradores.
- Foto: José Maria Barros/GP1Prefeito Padre Walmir investe no setor de iluminação pública
De acordo com Rômulo Costa, tudo isso tem sido possível devido à implantação da Cosip (Contribuição para Serviço de Custeio da Iluminação Pública (Cosip), cujo projeto de lei foi elaborado pelo prefeito, discutido e aprovado pela Câmara Municipal de Picos.
Investimentos
Durante a sua gestão à frente do Fumip, Rômulo Costa disse que já foram feitos altos investimentos na expansão do parque de iluminação pública de Picos. Primeiro foi concluído o serviço da Avenida Beira-Rio, com lâmpadas de Led.
- Foto:Sávio MagalhãesIluminação do acesso ao conjunto Pantanal
Depois foi feita a rede de acesso ao conjunto habitacional Pantanal, que desde a sua fundação no início dos anos 90, não tinha iluminação no trecho que liga a BR-316 ao bairro. Antes o trecho era totalmente escuro e oferecia riscos à população.
- Foto: José Maria Barros/GP1Avenida Getúlio Vargas ganha lâmpadas Led
Outro investimento foi à rede de iluminação pública que vai do final da avenida Severo Eulálio até o bairro Belo Norte. “Trata-se de outro bairro antigo que não tinha iluminação às margens da BR-316 que dá acesso á comunidade. O trecho, inclusive, foi palco de vários acidentes, alguns com vítimas fatais, por conta da escuridão” – ressaltou o coordenador do Fumip.
Lâmpadas de Led
Como em 2019 o Fumip ainda não está atuando na ampliação da rede, outros investimentos estão sendo feitos, como é o caso da troca da iluminação do centro da cidade de lâmpadas a vapor metálico por Led. O projeto já contemplou a avenida Getúlio Vargas e depois será levado para outros bairros da cidade.
Atendimento ao consumidor
Ele destaca que hoje o município de Picos é um dos poucos do estado do Piauí que, quando uma pessoa, um consumidor sente necessidade de trocar uma lâmpada que apagou no poste em frente a sua casa, que ele é atendido através de uma solicitação feita via telefone, sem burocracia, sem precisar pedir favor a ninguém.
- Foto: José Maria Barros/GP1Atendimento ao consumidor via telefone
Ver todos os comentários | 0 |