Funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nova Brasília e moradores da região denunciaram ao GP1 nessa terça-feira (05), o descarte irregular de lixo e entulho nas margens da Lagoa da Nova Brasília, zona norte de Teresina. O local fica atrás da UBS, trazendo mau cheiro para os pacientes e funcionários do local.
Uma enfermeira da UBS, que não quis se identificar, relatou que há falta de conscientização da população, já que o descarte de lixo no local é recorrente. “A Prefeitura faz a coleta do lixo, mas é a própria comunidade que coloca o lixo. Ás vezes, quando a Prefeitura faz a retirada, com a ajuda de quatro a cinco caminhões, a população coloca o lixo de novo. Ainda é pior quando colocam um animal morto. Neste período, que aumentou também as chuvas e, consequentemente, vem as moscas, sobe o número de infecções e o odor”, afirmou.
- Foto: Laura Moura/GP1Lixo jogado pela população
Ismael Pimentel que é morador do bairro, contou que a Lagoa da Nova Brasília era limpa e apropriada para momentos de lazer, até que começaram a jogar lixo no local. “Era para ser feito uma praça aqui. Tem cinco anos que convivemos com esse problema e ninguém aguenta mais esse mau cheiro. Tem gente que vai falar com os homens que jogam lixo e eles querem é matar a gente. Toda semana, vêm uma equipe da Prefeitura limpar. Mas, quando eles não vêm, aumenta a quantidade de lixo, tem gente que toca fogo e a fumaça acaba adoecendo os moradores da região”, contou.
- Foto: Laura Moura/GP1Ismael Pimentel
O GP1 procurou o Weldon Bandeira, superintendente da SDU Norte. Ele explicou que o local faz parte do Programa Lagoas do Norte e que futuramente será urbanizado. “É uma área que a população transformou em transbordo, de maneira irregular. O que nós podemos fazer é tentar viabilizar um contêiner para institucionalizar aquele transbordo e pelo menos diminuir o lixo. Eu iriei reivindicar à SEMDUH”, explicou o superintendente.
- Foto: Laura Moura/GP1Lixo sendo jogado
Apelo
Tanto os funcionários da UBS, quando os moradores da região, fazem um apelo: é preciso parar de descartar lixo no local. “Afeta os moradores, afeta nós que trabalhamos aqui e ainda tem uma escola pública que, com certeza, é afetada também”, afirmou a enfermeira.
Ver todos os comentários | 0 |