O Secretário Municipal de Saúde de Picos, bioquímico Waldemar Santos Júnior, o Dr. Júnior, abriu na manhã desta segunda-feira, 25, a I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O evento está sendo realizado no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela, Premen e segue até esta terça-feira, 26.
Na solenidade de abertura do evento, a Secretária Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, jornalista Maria Santana, representou o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), que está viajando para Teresina.
O Seminário tem como tema: “Proteger e cuidar de adolescentes: informação é acesso para escolhas saudáveis”. Dezenas de jovens e adolescentes estudantes da rede pública de ensino participam dos debates, intermediados por profissionais da área da saúde e da assistência social.
Também presentes representantes das secretarias de Educação e Assistência Social e, do Conselho Tutelar.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Júnior, destacou a importância da I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. “Só sabe o que é isso um pai de família quando acontece em seu lar. Ter uma filha grávida na adolescência. Além dessa criança [mãe] perder a sua fase mais bonita da vida, que é a adolescência, a juventude” – ponderou.
Dr. Júnior ressaltou que cada etapa da vida tem o seu tempo, e uma gravidez na adolescência traz um transtorno geral. Segundo ele, a adolescente mãe é obrigada a amadurecer antes do tempo, sem falar que ela perde a melhor fase da vida.
“A criança será cuidada por outra criança, então, nós como gestores, estamos dando ênfase a essa semana em nossa cidade, que o Ministério da Saúde preconiza. Trocando informações com a sociedade para, juntos construirmos uma saúde de mais qualidade” - ressalta o secretário Dr. Júnior.
Programação
Após a abertura solene feita pelo secretário de Saúde, Dr. Júnior, foram realizadas palestras com a enfermeira Maiana Portela e o psicólogo Moisés Nascimento. Eles abordaram o tema: “O impacto da gravidez na adolescência no meio social: saúde, convivência e desenvolvimento humano”.
Logo depois a psicopedagoga Edivânia Barros coordenou uma roda de conversa com o tema: “As consequências advindas da gravidez na adolescência para permanência do aluno na escola”.
Nesta terça-feira, 26, o seminário prossegue com palestra abordando o tema: “Conhecendo e desmistificando as doenças sexualmente transmissíveis”. Em seguida, apresentação de painel do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente com o tema: “Casos de gravidez e os seus encaminhamentos, acompanhamentos e resoluções à nível de Picos”.
Concluindo com caixa de perguntas e dinâmica de interação e fechamento das ações.
Ver todos os comentários | 0 |