A banda de Pífanos Caju Pinga Fogo é a atração desta quarta-feira (13) no projeto Boca da Noite em Teresina. O show da banda, que mescla ritmos que valorizam a cultura nordestina, acontece a partir das 19 horas, no Espaço Osório Jr/Club dos Diários.
Criada a partir do encontro de seis amigos universitários, a banda começou suas apresentações em coletivos e movimentos culturais da cidade. Posteriormente, participou de um projeto com apresentações em Floriano e Teresina homenageando a cantora piauiense Maria da Inglaterra.
Percebendo que a banda preenchia um espaço até então pouco explorado, os integrantes se profissionalizaram para levar o projeto à frente. Nas apresentações, os ritmos são bem caraterísticos da cultura popular nordestina, como baião, xote, reisado, maracatu, ciranda, trazidos na versatilidade do pífano. Além disso, mistura elementos teatrais e de dança, com um repertório de músicas autorais e de cantores como Alceu Valença e Luiz Gonzaga.
- Foto: Divulgação/AscomBanda de Pífanos Caju Pinga Fogo
“Nós desconhecemos a existência de outra banda de pífano no Piauí. Por isso, nossa banda é muito importante. As bandas de pífano estão na essência da música, da cultura nordestina. Antes do forró, do maracatu e outros ritmos, o pífano já era bem característico do Nordeste e a gente mantém esse trabalho justamente para valorizar a cultura nordestina, enaltecer e difundir isso”, enfatiza o músico Javé Montuchô.
Para o show do projeto Boca da Noite, a banda preparou um repertório especial com músicas de grandes bandas e compositores piauienses de várias gerações.
O Projeto Boca da Noite é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura – Secult. Este ano, além de Teresina, as cidades de Parnaíba, Piripiri, União, Floriano, Oeiras, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente também foram contempladas com o projeto.
Ver todos os comentários | 0 |