Aconteceu, na tarde desta segunda-feira (02), a 7ª Caminhada Azul pelo Autismo, organizada pela AMA-PI (Associação dos Amigos dos Autistas do Piauí) em parceria com a SEID (Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência) e o Governo do Estado. O governador Wellington Dias e a secretária estadual da Educação, Rejane Dias, participaram do evento.
O governador disse que sabe da importância de eventos, como a caminhada, que conscientizam sobre o autismo. “Aqui, nós adotamos, na semana passada, um conjunto de ações, que eu diria que a principal é a implantação no estado de uma unidade especializada e vinculada a uma parceria com a universidade e Hospital da Criança da Filadélfia, isso vai nos garantir colocar o Piauí como referência também nesta área”, assegurou.
“Eu, que convivo diariamente com a Rejane e a Daniely, que tem sintomas de autismo, eu sei o quanto é necessário a gente trabalhar e, é claro, essa estruturação, com o Mauro Eduardo, é de trabalhar cada vez mais a saúde mental, a área da saúde, da educação, do trabalho. Já temos algumas pessoas autistas trabalhando. Enfim, é garantir a inclusão para que as pessoas tenham oportunidade”, enfatizou.
Helena Lima, fundadora da AMA-PI, falou que é preciso que as pessoas conheçam o assunto: “Esse evento é importante no Piauí, no Brasil e no mundo, porque é o dia mundial de conscientização sobre o autismo, que é uma deficiência muito frequente, mas que as pessoas não conhecem. Estamos celebrando esse dia com a caminhada e manifestações para que o autista seja realmente reconhecido pela sociedade”, afirmou. “O autismo não tem característica física, então, fica difícil a olho nu alguém reconhecer um autista, então nós estamos chamando atenção por isso, e que eles são pessoas com deficiência com os mesmo direitos de qualquer outra pessoa com consciência”, acrescentou Helena.
A caminhada saiu da Ponte Estaiada e seguiu até o Parque Potycabana, onde aconteceram falas, manifestações e celebrações. Para a secretária da Educação, Rejane Dias, a campanha busca a inclusão das pessoas com autismo: “É um movimento nacional, internacional, e que busca chamar atenção da sociedade para o respeito, inclusão das nossas crianças, jovens com autismo, e objetivando a cidadania plena deles. Já estamos na 7ª edição da caminhada, que é realizada pela AMA-PI, em parceira com a Seid e o Governo do Estado. Acho de suma importância ter um dia para se discutir, se debater e, principalmente, chamar a atenção de todos, porque infelizmente ainda existe preconceito com relação às pessoas que têm autismo”, destacou a secretária.
Rejane também falou sobre o que é feito pela secretaria para a inclusão dessas pessoas: “Na secretaria de Educação nós temos buscado formar nossos professores, dando cursos para que eles aprendam a questão da metodologia para poder passar o conteúdo pedagógico para os alunos atendidos, dentro das nossas escolas. Nós temos um centro especializado que é um CIES (Centro Integrado de Educação Especial), que é referência não só para Teresina, mas é referência, do ponto de vista educacional voltado à deficiência intelectual, para todo o estado do Piauí”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |