Como acontecem em todos os pleitos, em algumas seções da 10ª zona eleitoral, sediada em Picos, os eleitores estão enfrentando filas para votar. Em outras, a movimentação é tranquila e as pessoas aguardam pouco tempo até o momento de exercer a sua cidadania escolhendo os futuros dirigentes do país.
A reportagem do portal GP1 percorreu algumas seções eleitores da cidade de Picos e constatou que, em algumas delas a movimentação era bastante intensa e com eleitores nas filas aguardando o momento de depositar seu voto na urna eletrônica.
Em Picos a movimentação de eleitores é mais intensa na Unidade Escolar Landri Sales, onde têm que enfrentar filas e na Unidade Escolar Coelho Rodrigues, onde também são constatadas filas. Os dois colégios ficam situados no bairro Malva. Outro ponto onde as filas se formaram foi na Unidade Escolar Petrônio Portela, no bairro São José.
Em outras seções eleitorais a movimentação é tranquila, com poucos eleitores à espera do momento de votar. É o caso da Unidade Escolar Desembargador Vidar de Freitas e da Unidade Escolar Marcos Parente. O mesmo acontece na Unidade Escolar Municipal Padre Madeira, no bairro Malvinas.
Já o Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela, Premen, onde nas eleições passadas a movimentação era intensa e com filas, esse ano está tranquilo.
Como no primeiro turno precisam ser digitados seis votos na urna, os eleitores têm levado em média um minuto e meio para concluir o voto. Em Picos, como já existe a biometria, o trabalho dos mesários tem sido bem ágil.
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em Picos 50.670 eleitores estão aptos a votar. Esse número corresponde a 66% da população, que é de 76.928 habitantes.
Voo da madrugada
Apesar da advertência do Ministério Público Eleitoral, em Picos a prática denominada de “voo da madrugada” ainda foi percebida. Nas proximidades de prédios onde estão situadas seções eleitorais, dezenas de santinhos com candidatos foram espalhados antes do amanhecer do dia, configurando propaganda eleitoral irregular, tendo em vista que viola a legislação.
Ver todos os comentários | 0 |