O prefeito de Pavussu, Julimar Barbosa da Silva, publicou decreto de nº 24 onde declarou situação de emergência no município pela falta de chuvas que tem causado escassez de água e perda agrícola, atingindo vários moradores daquela região.
O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de segunda-feira, 4 de agosto. O prefeito Julimar explicou que os reservatórios de água, poços artesianos e tubulares estão com 45% da capacidade normal. Já os açudes, lagoas, lagos e riachos estão apenas com 40% de sua capacidade.
- Foto: Lucas Dias/GP1Seca
Em relação à agricultura, que é uma das principais atividades financeiras do município, estão ocorrendo muitas perdas de lavouras, só de milho já chega a 70%, feijão 55%, arroz 80% e mandioca em 60%. O prefeito explicou que a situação deve piorar nos próximos meses e que são necessárias que sejam tomadas medidas urgentes.
“O quadro de agravamento tende a possibilidade de aumentar no município de acordo com os meses que tendem a esquentar mais, e aumentando a luminosidade e diminuição da lâmina da água dos nossos mananciais”, explicou o prefeito Julimar, destacando que “a população cobra do poder municipal e estadual medidas necessárias no sentido de resolver o agrave acontecido por diminuição de chuvas”.
O decreto terá vigência por um período de 180 dias, onde o prefeito poderá fazer contratos sem licitação para tentar amenizar o problema ocasionado pela seca no município de Pavussu.
Ver todos os comentários | 0 |