O projeto Sesc Partituras realizou neste sábado (8) na Igreja da Vila Operária, na zona norte de Teresina, um concerto com apresentação do coral “Vozes do Campus”. A apresentação foi realizada após a missa e emocionou os fiéis com músicas religiosas e de artistas piauienses.
Além de Teresina, mais 18 cidades brasileiras também tiveram concertos para divulgação do acervo do Sesc com músicas que valorizam o patrimônio brasileiro. A apresentação faz parte da comemoração pelos cinco anos do site Sesc Partituras e que agora terá um novo banco virtual de partituras com mais de 2.300 obras de 250 compositores.
A coordenadora regional de Cultura do Sesc, Lili Machado, falou sobre o acervo. “Temos um acervo digital de partituras onde são reunidas composições da história da música brasileira. O projeto foi criado pelo Sesc para a divulgação desse acervo e também para valorizar a produção local dos artistas. O Sesc convida artistas que elaboram o repertório para apresentação. Nesse repertório pode ter músicas não só do acervo, mas do próprio artista que faz o concerto. Dessa forma o acervo passa a ser ampliado”, disse ao GP1.
O coral “Vozes do Campus” foi criado em 2014 na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tem a participação de alunos, egressos, professores e funcionários. Samuel Fagundes é o maestro do coral que é executado pela Pro-Reitoria de Extensão da UFPI, através da Coordenação de Ação Comunitária e Cultural. Entre as músicas cantadas no concerto estavam a Missa Solene, Ave Maria, Boi do Piauí, Vaqueiro, Cadê o Boi? e Christus Factus Est.
O regente do coral Samuel Fagundes explicou que o repertório foi escolhido com o objetivo de valorizar a cultura nordestina. “O nosso coral tem duas pontas principais. Uma é a questão acadêmica, onde os alunos vão praticar a performance e a atividade de canto no coral. A segunda é das pessoas da comunidade que vão poder participar desse coral e também de poder de participar de uma atividade artística. Quando o Sesc nos convidou para participar desse projeto a ideia foi trabalhar principalmente a música litúrgica e as do Piauí e Maranhão. Uma das músicas que cantamos é a Missa Solene, de Antônio Rayol, que foi um compositor do Maranhão, de São Luís. Ele apresentou essa música apenas duas vezes e agora nós estamos reiniciando essa divulgação. Então o repertório é baseado em artistas do nordeste e músicas litúrgicas”, explicou.
Ver todos os comentários | 0 |