O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Erivan Lopes, participou na manhã desta segunda-feira (20), de reunião com o Conselheiro do CNJ, advogado Norberto Campelo, com o presidente da OAB-PI, Chico Lucas e demais advogados da região Norte do estado.
Na pauta, a apresentação de demandas por parte da advocacia com relação à ausência de uma melhor prestação jurisdicional nas Comarcas do Norte do Piauí, sobretudo, em Parnaíba e Cocal.
- Foto: Divulgação/AscomPresidente do TJ-PI anuncia melhorias para Parnaíba
Após ouvir os relatos, o presidente do TJ-PI, que estava acompanhado dos juízes auxiliares da Presidência, Antonio Oliveira e Manoel Dourado, fez algumas ponderações e se comprometeu a ter uma atenção especial quanto aos pleitos apresentados. Ele apresentou também algumas ações que já estão sendo realizadas e outras que serão implementadas no sentido de melhorar a prestação o atendimento da Justiça na Comarca de Parnaíba.
“Primeiramente vamos fazer o cálculo para sabermos se por meio dos critérios objetivos se justifica a criação de uma vaga de juiz auxiliar. Isso é feito a partir da média de processos distribuídos nos últimos três anos. Também faremos um estudo sobre a redistribuição de competências, porque pela sistemática atual algumas Varas estariam sobrecarregadas de processos e ouras com déficit. Assumimos o compromisso ainda de fazermos um esforço concentrado para que mais processos sejam julgados. Neste sentido vou demandar junto à Justiça Itinerante para que nas folgas sejam encaminhados para Parnaíba juízes leigos e conciliadores no intuito de reduzir o acervo no Juizado Especial. Outro compromisso que assumimos foi o de publicarmos todas as pautas de audiências dos juízes do Piauí no Portal da Transparência. E por fim, vamos estudar a possibilidade de antecipar a instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e) naquela Comarca, que está previsto apenas para o final do ano”, destacou Erivan Lopes.
- Foto: Divulgação/AscomErivan Lopes
Ver todos os comentários | 0 |