Durante entrevista ao GP1, nesta quarta-feira, 1º de março, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Jonas Mata, fez um alerta aos motoristas e deu algumas dicas de segurança para que a viagem de retorno ocorra bem, sem acidente e sem multas. Orientações em relação ao transporte de crianças no veículo, uso do cinto de segurança no banco de trás e falta de descanso do condutor foram temas abordados pelo inspetor.
- Foto: Lucas Dias/GP1Jonas Mata
Descanso antes de pegar a estrada e uso de álcool
“A melhor coisa que o motorista deve fazer antes de pegar a rodovia é descansar bem e se alimentar. Aquelas pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica precisam dar um tempo para que o metabolismo elimine o álcool do corpo para dirigir de forma segura. Em dois dias foram multados 35, somente por alcoolemia”, comentou o inspetor.
Transporte de crianças
“Com as crianças os cuidados necessários devem ser o uso da cadeirinha para crianças de 1 aos 4 anos. Bebês de até 1 ano devem ser levados de costas para o sentido do banco da frente. E no caso de 7 a 10 anos deve ser levada somente com o cinto de segurança no banco de trás. Essas orientações, quando praticadas, evita que algo de pior aconteça para crianças, que não possuem condições de provê a própria segurança dentro do veículo. O motorista pode também ser multado, caso seja flagrado com essa irregularidade”, explicou Jonas Mata.
Respeitar a sinalização nas estradas e ultrapassagens perigosas
“As pessoas devem respeitar as sinalizações, principalmente nas faixas duplas contínuas amarela. Muitas vezes elas enxergam um trecho e acham que podem ultrapassar mesmo tendo a faixa dupla contínua. Ultrapassar nesse tipo de faixa é infração gravíssima e gera uma multa muito pesada por conta do risco que oferece essa manobra. Geralmente quando ultrapassagens desse tipo são feitas podem ocorrer acidentes do tipo colisão frontal. Quando esse acidente acontece, na maioria das vezes, têm vítimas fatais”, contou.
Uso do cinto de segurança
“Esse é um aspecto importante a ser lembrado porque as pessoas ainda pensam que no banco de trás não precisa utilizar o cinto. As pessoas que vão no banco de trás precisam sim utilizar o cinto. Muitas vezes os motoristas são notificados não pelos passageiros que vão na frente do veículo, mas por aqueles que vão sem o cinto no banco de trás. O condutor é responsável por isso. Ao entrar no veículo o motorista deve se certificar que todas as pessoas estão utilizando o cinto de segurança e para isso ele deve perguntar se está todo mundo de cinto para então prosseguir viagem”, concluiu o inspetor.
Ver todos os comentários | 0 |