O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR está formalizando mais um termo de parceria que irá beneficiar a Fundação Museu do Homem Americano - FUMDHAM. Estão sendo destinados recursos no valor de R$ 738 mil para custear as despesas com o parque Serra da Capivara.
O parque enfrenta sérias dificuldades deste 2014. A unidade de conservação que é de responsabilidade do ICMbio, não dispõe de recursos para garantir as despesas de conservação da infraestrutura que sustenta o acesso e a pesquisa em mais de mil grutas rupestres.
De acordo com o secretário Ziza Carvalho, o governo pretende contribuir com a manutenção do parque. “A arqueóloga Niéde Guidon nos procurou e estamos buscando os meios possíveis para colaborar com a manutenção do parque da Serra da Capivara, um patrimônio da humanidade”, ressalta Ziza Carvalho.
- Foto: Lucas Dias/GP1Ziza Carvalho
Relembre o caso
No dia 16 de agosto, a pesquisadora Nièden Guidon, que desde 1970 administrava a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdhan), responsável pela manutenção do Parque, comunicou sua saída da presidência do local por falta de recursos.
No dia seguinte (17), o parque que possui mais de 130 mil hectares, abrange quatro municípios - São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti e Coronel José Dias - e abriga os vestígios mais antigos da ocupação humana no Brasil e, possivelmente, na América, amanheceu fechado. No mesmo dia, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou por meio de nota, um repasse emergencial de um milhão de reais para o local.
Ver todos os comentários | 0 |