Com uma extensa programação, a comunidade católica de Picos celebra desde o dia 6 de agosto os 166 anos de devoção à Padroeira, Nossa Senhora dos Remédios. As celebrações acontecem na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios e tem atraído um público expressivo. As atividades prosseguem até 15 deste mês.
Como vem acontecendo desde a abertura dos festejos, a novena/missa de ontem a noite contou com a participação de centenas de pessoas. A celebração foi presidida pelo padre Edvaldo dos Santos Silva, com a participação dos colegas Francisco Pereira Borges (Chiquinho), David Barros e Wagner.
- Foto: José Maria Barros/GP1Devotos lotam a igreja em todas as celebrações
Durante a celebração muitas demonstrações de fé e devoção à Padroeira. Após a novena, quermesse. Hoje à noite o pregador será o padre Jonas de Moura Batista e a expectativa é de que a Igreja Catedral esteja mais uma vez lotada de fiéis.
Segundo a organização, o objetivo pastoral da festa é a evangelização da família e formação dos leigos. Nossa Senhora dos Remédios é a Padroeira de Picos e venerada por milhares de católicos que residem no município e em diversas cidades espalhadas pelo país.
Este ano a coordenação da festa escolheu como tema: “Maria, Missionária da Misericórdia” e lema: “Façam tudo o que Ele vos disser”. O Padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho), pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios se mostra satisfeito com a participação da comunidade católica.
Programação
A programação começou no dia 6 de agosto com alvorada festiva. Em seguida, procissão pelas ruas da cidade, saindo e retornando para a Catedral. Depois, hasteamento da bandeira da Festa de Nossa Senhora dos Remédios. Às 19 horas, novena/missa presidida pelo bispo dom Augusto Alves da Rocha.
- Foto: José Maria Barros/GP1Padres celebrantes
Durante o período do novenário a programação na Igreja Catedral consta de Ofício de Nossa Senhora ao meio dia, reza do terço às 18 horas e às 19 horas, novena/missa, concluindo com a quermesse. Padres de diferentes paróquias da Diocese de Picos estão presidindo as celebrações. No dia 14, haverá também o tradicional leilão da Padroeira.
Em 15 de agosto, feriado municipal, às 5 horas da manhã alvorada festiva e às 7h missa solene no adro da Igreja Catedral, presidida por dom Plínio e concelebrada por vários padres da Diocese de Picos. Na parte da tarde, haverá missa no Hospital de Dr. Oscar, Missa da Dedicação na Matriz e procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora dos Remédios pelas ruas centrais. Em seguida, benção do Santíssimo Sacramento e arreamento da bandeira, encerrando a festa.
Ver todos os comentários | 0 |