O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos ( CENIPA ) concluiu a investigação sobre a queda de um avião monomotor em um canavial no município de União, região metropolitana de Teresina, e apontou que o motor da aeronave apresentou falha, forçando o piloto a realizar um pouso de emergência, por volta de meio-dia de 28 de junho de 2023. O relatório foi finalizado em 17 de fevereiro de 2025.
Conforme o CENIPA, a aeronave fez um pouso de emergência, na manhã do dia 28 de junho de 2023, em uma estrada carroçal, no povoado Davi Caldas, entre os municípios de Teresina e União, a 39 km do Clube de Ultraleves. O piloto não teve ferimentos, bem como o segundo ocupante do Ultraleve Pu-day, que não teve o nome revelado.
O monomotor havia partido do Clube de Ultraleves, em Teresina, com destino à Fazenda Santo Anjo, localizada no município de Chapadinha, no estado do Maranhão, mas, sete minutos após a decolagem, apresentou falha no motor e precisou realizar um pouso de emergência em uma área próxima à Comvap.
Durante o processo de exame do motor, os profissionais do CENIPA apontaram que um anel de retenção do pino do pistão do cilindro nº 01 deslocou-se de sua sede, provocando a quebra de componentes internos e a consequente fratura do bloco do motor. Em seguida, houve vazamento de parte do óleo lubrificante pelo orifício do bloco fraturado, com a consequente perda de potência do motor, que se manteve em operação com três cilindros.
O CENIPA concluiu ainda que a aeronave estava fora dos limites de peso e balanceamento estipulados pelo fabricante.
O piloto possuía a licença de Piloto Privado - Avião (PPR) e estava com a habilitação de Avião Monomotor Terrestre (MNTE) válida. O Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de segunda classe estava em vigor. Sua formação como PPR ocorreu no Aeroclube do Maranhão, tendo sido concluída em abril de 2019.