A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí (FICCO/PI), com o apoio da Delegacia de Polícia Civil de Luís Correia, deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação Maré Alta, com o objetivo de combater o tráfico de drogas realizado por facções criminosas no litoral piauiense. A operação desarticulou núcleos operacionais dessas facções, principalmente nas praias de Maramar e Macapá, localizadas no município de Luís Correia.

Durante a ação, foram realizadas quatro prisões temporárias, além da apreensão de armas de fogo, munições, carregadores, coletes à prova de balas e balaclavas. A operação contou com a participação de policiais civis, militares, federais e rodoviários, que cumpriram 15 ordens judiciais.

Foto: Divulgação/FICCO-PI
Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí

Desses, nove eram mandados de busca e apreensão, e quatro de prisão temporária. Todos os mandados foram expedidos pela Central de Inquéritos da Justiça Estadual, localizada em Parnaíba. Conforme a Polícia Federal, a operação faz parte de um trabalho para combater o crime organizado que tem ganhado força na região, principalmente no litoral, onde o tráfico de drogas tem sido uma das principais atividades das facções criminosas.

Além das prisões e apreensões, os policiais também realizaram a segurança de profissionais contratados para pintar muros e remover pichações espalhadas pelos criminosos na região. Essas pichações, que servem como uma espécie de marcação de território, têm sido utilizadas para intimidar a população local e reforçar a presença das facções no local.

A FICCO/PI é composta por diversas forças de segurança, como a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal do Estado, Polícia Penal Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Com sede em Parnaíba, a força-tarefa atua em todo o estado do Piauí, com o intuito de fortalecer o combate ao crime organizado e garantir a segurança da população.