Em um de seus últimos atos, o ex-prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), vetou totalmente um projeto de lei que “assegurava a toda pessoa o direito de fornecer alimentos e água a animais domésticos em situação de rua”. Na manhã dessa terça-feira (25), a Câmara Municipal de Teresina manteve o veto enviado pelo então chefe do Executivo.

Durante a sessão na Câmara, todos os 29 vereadores presentes votaram pela manutenção do veto, em uma votação sem intercorrências ou apartes de nenhum vereador.

Foto: Lucas Dias/GP1
Dr. Pessoa

Como razões para o veto, o então prefeito argumentou que, embora Victor Linhares (Progressistas), autor da matéria, tenha agido de boa-fé, há riscos de a população fornecer o alimento inadequadamente.

“Destaque-se que o manejo incorreto representa um grande risco, tanto para os animais, que já se encontram em situação vulnerável, quanto para a população, visto que pode atrair animais sinantrópicos, como pombos, baratas, roedores, entre outros, animais esses que podem trazer algum tipo de contaminação”, consta trecho do veto apresentado pela gestão de Dr. Pessoa.

Por fim, o gestor recomendou na peça a revisão de pontos do projeto para evitar conflitos de competência, realizar uma análise mais profunda do impacto financeiro e incentivar a realização de campanhas educativas acerca do tema.