Durante reunião com o secretariado neste sábado (04), o prefeito de Teresina Sílvio Mendes (União Brasil) abordou os danos causados pelas chuvas registradas na capital piauiense. Para o gestor, a comunicação entre os diversos setores públicos é uma alternativa para solucionar os problemas decorrentes das tempestades, e assim ajudar a população, evitando desastres.
Na ocasião, foram apresentadas medidas tomadas pelas autoridades no contingenciamento e solução de ocorrências registradas após o temporal, como queda de árvores e falta de energia elétrica. Para o prefeito, a atuação do poder público deve ser integrada.
“O Corpo de Bombeiros teve notificação de 17 ocorrências. Então o Corpo de Bombeiros tem que chegar e ser resolutivo. Se está obstruindo via pública serra e abre a rua. Cabe à Defesa Civil do município junto com as SDUs limpar essa via. E tem que limpar rápido. Nós vamos fazer um esforço de resolver o problema. Não cabe justificativa. Tem que ser resolvido. Convoca a empresa de limpeza pública, é obrigação fazer. E se não fizer, a gente dá o remédio dela. Então tem que cumprir com o seu dever. Mas você notifica a SDU para poder ela fazer o serviço, consequente ao que o bombeiro fez. O bombeiro não tem nada que limpar, nem levar a árvore para lugar nenhum. Somos nós”, declarou Sílvio Mendes.
Ele também argumentou que as medidas de prevenção até o acolhimento de pessoas desabrigadas durante as chuvas também devem ser interligadas. “Os bombeiros, por exemplo, tem que ter conhecimento para onde levar um morador de rua, seja lá quem for que precisar, a lista a de lugares de acolhimento. Aqui tem que ser um conhecimento igual para todos”, argumentou o prefeito.