O prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) se reuniu, na manhã deste sábado (04), com seu secretariado e diversas autoridades para discutir os impactos da chuva registrada em Teresina na tarde dessa sexta-feira (03). O temporal deixou várias ruas alagadas e árvores caídas em todas as zonas da capital do Piauí. Ao final do encontro, foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho para definir ações no aspecto preventivo de prejuízos e danos causados pelas chuvas na cidade.

Na oportunidade, Sílvio pediu união de esforços para combater e prevenir os problemas relacionados as chuvas. "Nós temos extrema responsabilidade, seja na energia, seja no saneamento básico, seja na poda de árvores. Se o bombeiro tiver perto e em trabalho conjunto com a prefeitura, com a Equatorial, a Águas de Teresina, o resultado vai ser melhor. Então vamos se preparar para ter um plano estratégico. Temos que estar preparados para essas situações", disse o prefeito.

A reunião contou com a presença de representantes da Equatorial Piauí, das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), da Superintendência Municipal de Transportes e Trâniso (Strans), Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBEMPI), Secretaria de Segurança Pública de Teresina, Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) e Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Corpo de Bombeiros

Logo no início do encontro, foram apresentadas algumas das medidas que cada setor pode ter em caráter preventivo de desastres causados pelas chuvas. Conforme a tenente-coronel Najra Nunes, dos bombeiros, grande parte das ocorrências atendidas pela corporação estão relacionadas a queda de árvores. "Ontem nós utilizamos quatro motoserras e temos mais disponíveis caso seja necessário. Esse tipo de serviço é emergencial e 24 horas por dia os bombeiros estão a postos. Nós temos também, lógico, embarcações e carros disponíveis para auxiliar as famílias que sejam atingidas. Se precisar transportar, o bombeiro vai fazer transporte, entra em conjunto exatamente com a Defesa Civil e as SDUs para fazer o transporte dessas famílias que precisarem ser retiradas dessas áreas de risco em casos de desabamento ou deslizamento", declarou.

Ainda segundo a tenente-coronel, a população também pode contribuir com ações preventivas e auxiliar no trabalho dos bombeiros, observando e alertando as autoridades sobre os riscos de quedas de árvores.

Secretaria de Segurança

O coronel Wagner Torres, secretário Municipal de Segurança, também esclareceu que o mapeamento dos danos causados pelas chuvas foi uma das atribuições encaminhadas à Guarda Civil Municipal (GCM). "Imediatamente eu determinei uma equipe da Guarda Municipal para fazer um mapeamento da cidade com relação a ruas e avenidas, onde tiver árvore caída, como também no nossos parques, escolas, UBS e hospitais, para ver se teve algum problema nessas frentes. Então nós estamos fazendo nossa parte aqui. Tem que ser feita a prevenção, identificar avenidas e ruas com árvores muito grandes. E com relação a segurança do povo de Teresina o nosso patrulhamento é ostensivo e preventivo. O pessoal vai estar presente nos pontos já estrategicamente escolhidos para ajudar a população", pontuou o secretário.

Temporal em Teresina

Teresina registrou no início da noite dessa sexta-feira (03) um forte temporal, deixando a cidade em caos. Com falta de energia e água, árvores caídas e ruas alagadas, os teresinenses tentam driblar os estragos causados pela chuva.

Em vídeos registrados por populares, é possível ver que uma árvore caiu em cima da viatura da Strans no Centro de Teresina. Na Avenida João Antônio Leitão, na zona leste da Capital, uma árvore também caiu e o tráfego na via ficou parcialmente interditado, com alguns ônibus precisando subir a calçada para passar pelo local.

Já em outro ponto da cidade, a Avenida João Isidoro França, situada no bairro Itaperu, na zona norte, ficou totalmente bloqueada após a queda de uma árvore. Apenas motociclistas conseguiram desviar do obstáculo e seguir viagem.