Após a suspensão das eleições, a Federação de Futebol do Piauí (FFP) se pronunciou publicamente nesta quarta-feira (15). De acordo com a entidade, os presidentes dos clubes aptos a votar já estavam reunidos na sede da FFP quando foram surpreendidos por uma liminar expedida pela Justiça, que interrompeu o processo eleitoral. A FFP afirmou, ainda, que as eleições serão retomadas no momento oportuno.
Confira a nota da FFP na íntegra:
Na manhã desta terça-feira, os presidentes dos clubes aptos a votar nas eleições da Federação de Futebol do Piauí (FFP) reuniram-se na sede da entidade para a condução do processo eleitoral, que inclui a reeleição do atual presidente, Robert Brown. Durante a ocasião, os presentes foram surpreendidos por uma liminar expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, determinando a suspensão do processo eleitoral.
Em respeito à lei e à decisão do magistrado, o processo foi prontamente interrompido, demonstrando o compromisso da FFP e de seus filiados com a legalidade e a transparência. A chapa "Trabalho e Progresso", encabeçada por Robert Brown, continua a contar com apoio expressivo, com os representantes reafirmando sua confiança no trabalho realizado pela atual gestão.
A FFP reitera que, no momento oportuno, o processo eleitoral será retomado de acordo com as determinações legais. Enquanto isso, o trabalho em prol do futebol piauiense seguirá com o mesmo empenho e dedicação, fortalecendo o esporte em todo o estado.
Entenda o caso
O juiz Teófilo Rodrigues Ferreira , da 3ª Vara Cível da Comarca de Teresina, em decisão proferida na noite dessa terça-feira (14), determinou a suspensão imediata da eleição da Federação de Futebol do Piauí (FFP), que estava marcada para ocorrer nesta quarta-feira (15). A decisão foi tomada na Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí, que apontou irregularidades no processo eleitoral. Entre as principais questões levantadas estão a antecipação indevida do pleito em dois anos, violação do Estatuto da Federação e desrespeito aos prazos previstos para convocação da Assembleia Geral.
Atual gestão da FFP
As eleições seriam realizadas apenas em 2026, mas a atual gestão, liderada por Robert Brown, havia antecipado as eleições para este ano. Brown registrou oficialmente a chapa "Trabalho e Progresso" para as eleições presidenciais da entidade. O mandatário assumiu a presidência da FFP em novembro de 2018, após o falecimento do então presidente Cesarino Oliveira, e foi reconduzido ao cargo para o quadriênio 2023-2026. Caso seja reeleito, totalizará 13 anos consecutivos no mandato.