O Desfile Cívico do 7 de Setembro em Teresina reuniu várias autoridades e milhares de pessoas na manhã desta sexta-feira (07). O ato foi realizado na Avenida Marechal Castelo Branco, em comemoração aos 202 anos da Independência do país. Entre os presentes, estavam o governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), o comandante da Polícia Militar (PM-PI), coronel Scheiwann Lopes , e o comandante do 25º Batalhão de Caçadores do Exército, coronel Tarabossi.
O governador Rafael Fonteles destacou a importância da comemoração da data, em especial devido à participação do estado do Piauí no processo de Independência do país. “É uma data muito importante que merece ser celebrada de forma solene para gerar reflexões para nosso povo do Brasil. Comemoramos aqui no Piauí várias datas importantes após o 7 de setembro, que é o 19 de outubro, quando a província do Piauí declara essa vontade de se unir ao Brasil e termina culminando no 13 de março de 1823, com a Batalha de Jenipapo. Ou seja, tivemos aqui a união de piauienses, maranhenses e cearenses em uma batalha com muito sangue, suor e lágrimas, que garantiu que o Brasil tivesse esse formato completo. Então, do ponto de vista do Brasil, como nós conhecemos hoje, o Piauí teve um papel muito relevante”, pontuou.
Forças de segurança
O comandante da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes, comentou sobre o grande número de policiais no evento, para garantir a segurança da festa de comemoração à Independência do Brasil. “Temos aqui um volume significativo de policiais, tanto no desfile como na organização do evento. É uma festa muito grande, que a gente espera que a cada ano se supere com a vinda da população para comemorar mais de 200 anos de independência do nosso país. Nossa parte é fazer o nosso melhor para contribuir com a segurança, a garantia da paz, da ordem, da tranquilidade pública, para que todos possam ir e vir nesse momento de festa no nosso estado”, afirmou.
De acordo com o comandante do 25º BC, coronel Tarabossi, aproximadamente 900 militares e 20 viaturas estiveram no evento. Ele também destacou a importância do 7 de Setembro para a história das Forças Armadas do Brasil. “As forças armadas têm uma história muito rica no cenário nacional. A Independência do Brasil foi a proclamação de D. Pedro I, no 7 de setembro de 1822, nas margens do Rio Ipiranga, quando o jogo português foi vencido pelos brasileiros. Então, para os exércitos brasileiros, é uma data marcante, em que a gente comemora esse evento tão importante para a história do Brasil”, declarou.
Populares
Milhares de piauienses também estiveram presentes no desfile para celebrar os 202 anos da Independência do Brasil. Entre eles, está Francivaldo Leão, que tem o costume de levar o seu filho, Heitor, para comemorar a data. "É muito importante para o brasileiro estar podendo assistir o desfile da cidade, principalmente de Teresina, que está mostrando todas as escolas daqui", comentou.