O governador Rafael Fonteles (PT) inaugurou a reforma e ampliação da enfermaria ortopédica do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, nesse sábado (28). A obra é parte de um grande projeto de modernização da saúde no município.
Com um investimento de R$ 2 milhões, o HEDA agora conta com 39 leitos modernos, um leito de isolamento, e banheiros acessíveis. Essa é a primeira fase da maior obra pública de saúde de Parnaíba nos últimos 50 anos, prevista para ser concluída até o final de 2025.
Rafael Fonteles destacou que essa é apenas a primeira parte da maior obra pública da saúde de Parnaíba, que é a reforma do HEDA. “Hoje estamos inaugurando uma parte dessa ampliação, e a outra, que está a todo vapor com previsão de entrega até o final do ano que vem, é a maior obra de saúde pública da história de Parnaíba dos últimos 50 anos”, disse o chefe do Executivo Estadual.
A ampliação inclui novos leitos, uma maternidade com UTI Neonatal e um centro cirúrgico obstétrico, totalizando R$ 48 milhões em investimentos. Uma central de diagnóstico será inaugurada em breve, facilitando a realização de exames no próprio hospital.
Também foi anunciada a construção de uma UPA ao lado do Hospital Colônia de Carpina, com conclusão prevista para o início de 2025. A medida visa ampliar a oferta de serviços médicos no norte do estado.
A obra faz parte da estratégia de descentralização da saúde, garantindo que Parnaíba, Picos e Floriano ofereçam os mesmos serviços de saúde de Teresina, beneficiando cerca de 600 mil pessoas na região norte do Piauí.