O juiz Washington Luiz Gonçalves Correia , da 63ª zona eleitoral, determinou, nessa quarta-feira (25), que o Portal Lupa 1 retire da internet matéria onde dava a entender que a vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos) desistiria das eleições de 2024. No caso em questão, o referido meio de comunicação recuperou vídeo de 2023 da parlamentar e o retirou de contexto.

Na decisão, o magistrado entendeu que o portal Lupa 1 “desvirtuou conteúdo jornalístico através de manipulação” e “edições maliciosamente executadas” de maneira a induzir o leitor em erro.

Foto: Lucas Dias/GP1
Vereadora Thanandra Sarapatinhas diz que segue na campanha para reeleição

“Observa-se, na postagem que o meio de comunicação, coloca expressamente “ELEIÇÕES 2024”, entretanto, conforme a inicial, evento 122988200, p. 2, “o vídeo foi produzido há mais de um ano atrás, onde sequer existia registro de candidatura para as eleições de 2024. A parte representada cortou o referido trecho do vídeo para retirar o seu contexto original, deixando a entender que a representante estava desistindo das eleições de 2024... Constata-se, em via de cognição sumária, que há desvirtuação do conteúdo jornalístico através de manipulação, edições maliciosamente executadas, falseamento de fonte ou apresentadas de forma sensacionalista, ou, ainda, instrumentalizadas para fins ilegítimos, sem a devida checagem de seus conteúdos. Em tais casos, não há que se falar em liberdade de expressão ou exercício regular da profissão pelo repórter”, consta em trecho da decisão.

O que o portal Lupa 1 publicou

O portal Lupa 1 recuperou vídeo de 2023 no qual a vereadora Thanandra Sarapatinhas falava que não precisava de política e o publicou, dando a entender que o material era recente. “Na onda de boatos de desistência, a vereadora Thanandra já foi às redes sociais dizer que não precisa de política, falou palavrões e disse que não sabia se manteria candidatura”, dizia trecho da matéria.

Decisão

Diante disso, o juiz Washington Luiz determinou a retirada do material do ar, sob pena de multa de R$ 5.000,00. Além disso, deu ao portal Lupa 1 dois dias para apresentar defesa, caso queira.