A Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro vai mudar de nome em homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho . A iniciativa é do prefeito de Teresina Dr. Pessoa (PRD) que, em conversa com o GP1 nesta segunda-feira (23), adiantou que a unidade de ensino está em fase de conclusão e deverá ser a maior em tempo integral para acolher 1.500 alunos.

A proposta será enviada à Câmara Municipal de Teresina nesta terça-feira (24) e já conta com o apoio de todos os vereadores da Casa. A votação ocorrerá em regime de urgência e contará com a presença de Dr. Pessoa que, à nossa reportagem, disse que após a aprovação, a unidade passará a se chamar Escola Municipal Ambiental Prefeito Firmino Filho.

Foto: Lucas Dias/GP1
Prefeito Dr. Pessoa

“O ex-prefeito também era professor, foi deputado e prefeito de Teresina, então, nada mais do que justo uma homenagem assim. Aliás, essa que é uma homenagem respeitosa, honrando as ações dele e não essas picuinhas que temos visto que não respeitam a história do ex-prefeito, que jogam a história do ex-prefeito na lata do lixo. O Projeto será enviado para a Câmara nesta terça e após aprovado, logo o nome será mudado [para Escola Municipal Ambiental Prefeito Firmino Filho]. Estaremos lá amanhã na Câmara, junto com alguns auxiliares da gestão e outras pessoas que reconhecem essa homenagem honrrosa", explicou Dr. Pessoa.

A nova estrutura da escola

As obras da reconstrução da Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro, localizada na avenida Duque de Caxias, ao lado do Parque da Cidade, no bairro Primavera, zona Norte da capital, estão em ritmo acelerado. O investimento é da ordem de R$ 30 milhões, oriundos de recursos próprios do município. A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educacao (SEMEC), vai inaugurar a escola este ano.

A escola da rede municipal terá uma estrutura com 24 salas de aula, com capacidade para 1.500 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental em um regime de ensino em tempo integral; três laboratórios (um de linguagem, um de ciências e um de informática); auditório; corredores com passarelas adaptadas; banheiros com acessibilidade; quadra poliesportiva coberta com vestiários, sala de dança e de judô. Um espaço sustentável e completamente integrado com a natureza.