O Instituto Credibilidade divulgou nova pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Picos. O candidato Dr. Pablo Santos , do MDB, lidera na preferência do eleitorado em todos os cenários.
Estão concorrendo à prefeitura, além de Dr. Pablo Santos, o atual prefeito Gil Paraibano (Progressistas) e Luiz Francisco Cacique (Cidadania).
Estimulada
O candidato Dr. Pablo Santos (MDB) lidera a corrida na pesquisa estimulada com 58,20%, seguido por Gil Paraibano, com 30,40%, e Cacique com 3,50%. Os que não souberam opinar ou não responderam somaram 5,20%, enquanto os que disseram que não escolheriam nenhum nome ou votariam branco ou nulo foram 3%.
-
Dr. Pablo Santos (MDB)
-
Gil Paraibano (PP)
-
Cacique (Cidadania)
-
Não opinam
-
Branco ou Nulo
Votos válidos na estimulada
Quando não são levados em conta os indecisos e os votos brancos/nulos, Dr. Pablo Santos fica com 63,40% das intenções de voto, enquanto Gil Paraibano tem 33,11% e Cacique 3,49%.
-
Dr. Pablo Santos (MDB)
-
Gil Paraibano (PP)
-
Cacique (Cidadania)
Espontânea
Na modalidade de questionário em que não são apresentados nomes dos candidatos aos entrevistados, Dr. Pablo Santos aparece na frente com 51,40%, seguido por Gil Paraibano com 28,40% e Cacique com 2,40%. Os que não souberam opinar ou não responderam totalizaram 16,60%, enquanto os que disseram que não escolheriam nenhum candidato ou votariam nulo ou branco somaram 1,20%.
-
Dr. Pablo Santos (MDB)
-
Gil Paraibano (PP)
-
Cacique (Cidadania)
-
Não opinam
-
Branco ou Nulo
Rejeição
O instituto também sondou o índice de rejeição e questionou em qual dos candidatos os eleitores não votariam de jeito nenhum. Gil Paraibano foi o nome mais rejeitado, com 39,40%, seguido por Dr. Pablo Santos com 20,40 e Cacique com 19,60%. Os que não rejeitam ninguém somaram 16,60% e os que não souberam opinar ou não responderam totalizaram 4%.
-
Gil Paraibano (PP)
-
Dr. Pablo Santos (MDB)
-
Cacique (Cidadania)
-
Não rejeita nenhum candidato
-
Não opinam
Mudança de voto
Indagados se poderiam mudar o voto até o dia da eleição, 92,80% dos entrevistados disseram que não mudarão de jeito nenhum, 5,20% poderiam mudar, 0,80% mudarão com certeza e 1,20% não souberam opinar ou não responderam.
-
Não mudaria de jeito nenhum
-
Poderia mudar
-
Com certeza
-
Não opinaram
Ficha técnica
O Instituto Credibilidade ouviu 500 eleitores nas zonas urbana e rural de Picos, entre os dias 06 e 08 de setembro. Com nível de confiança de 95% e margem de erro de 4,36%, para mais ou para menos, a pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PI-09448/2024. O Credibilidade utilizou na pesquisa uma amostragem aleatória estratificada proporcional por sexo, idade, escolaridade e renda distribuídas na zona urbana e rural através de entrevistas domiciliares e individuais no município de PICOS (PI). Sendo a coleta dos dados realizada por meio de tablets/smartphones.
.