O governador Rafael Fonteles (PT-PI) e o secretário da Educação, Washington Bandeira , inauguraram nesta sexta-feira (9), a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco e o anexo Unidade Escolar Vaz da Costa, na zona norte de Teresina.
Rafael Fonteles explicou que a iniciativa faz parte do cronograma de melhorias na infraestrutura das escolas públicas estaduais por meio do programa Moderniza Seduc. O investimento foi de mais de R$ 3 milhões. Ele disse ainda que a escola ganhou novos espaços modernos, salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, refeitório, quadra poliesportiva e vestiários.
"Mais uma entrega de uma modernização e ampliação de uma escola estadual. A nossa rede estadual tem mais de 600 escolas, 502 são específicas de ensino médio e todas elas estão passando por essa transformação. Para receber uma infraestrutura mais adequada para essa formação integral que inclui o ensino integral e a educação profissional e técnica. A gente vai transformar a educação do Piauí na melhor do Brasil para dar mais oportunidades para as novas gerações de piauienses. O ensino médio, o ensino técnico que é responsabilidade direta do governo do Estado, tem sido nosso foco, bem como a cooperação com os municípios no que diz respeito a educação infantil, especialmente, a alfabetização na idade certa e a educação fundamental incentivando também que os municípios busquem a escola de tempo integral como grande alavanca para melhor formação dos nossos jovens e nossas crianças", declarou o governador.
O secretário da Educação reforçou que o compromisso é de fortalecer a qualidade das escolas estaduais, tanto na infraestrutura, como na gestão escolar e na aprendizagem dos estudantes. "Mais uma inauguração de escola de tempo integral reformada, modernizada, ampliada. Implantamos dois laboratórios de informática, um de ciências, uma quadra poliesportiva construída do zero, uma sala de esporte. Uma sala de atendimento educacional especializada, área de convivência com mesas de xadrez. Ou seja, um modelo completo do tempo integral que queremos levar a todas as escolas de ensino médio do Piauí porque vamos transformar todas as escolas até o próximo ano, em escolas de tempo integral. Ela custou mais de R$ 2 milhões e 800 mil", disse Bandeira.
Ajuda na evolução dos alunos
O diretor do Centro Estadual de Tempo Integral Cristino Castelo Branco, Gilvan Cabral, destacou a importância das melhorias para o desenvolvimento do alunado e corpo docente. "Modernização e ampliação é um ganho significativo para toda a nossa comunidade, estudantes e profissionais que aqui atuam. Laboratório e quadra que não tinham. Isso tudo ajuda no trabalho dos profissionais como no desenvolvimento dos nossos alunos", declarou o diretor do CETI.
Salas climatizadas
Estudante do 3º ano do CETI, Giovana Silva disse que estudar em um ambiente climatizado melhora o processo de aprendizado. "Com o ar condicionado deu para sentir muita diferença para os professores, gestores e alunos. A gente está fazendo de tudo para zelar para que a escola continue bonita como está agora", disse a estudante.