O Programa Jovem Aprendiz Municipal, lançado em 2022 pela Prefeitura de São Miguel do Tapuio , em parceria com o Centro Integrado Escola-Empresa (CIEE), foi reconhecido nacionalmente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância ( Unicef ). A iniciativa é destacada como um exemplo de geração de emprego, renda e transformação social para adolescentes vulneráveis do município.
O prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo Lira, o Pompilim , ressaltou a importância do programa, que oferece oportunidades de trabalho em colaboração com a iniciativa privada. Segundo ele, o projeto proporciona dignidade e transformação social aos jovens participantes, sendo um dos fatores que contribuem para a candidatura do município ao selo Unicef.
"O município concorre ao Selo UNICEF, e uma das ações que eles destacaram quando estiveram aqui foi o programa que criamos: o Programa Jovem Aprendiz Municipal. Esse programa, desenvolvido em parceria com a iniciativa privada, ofereceu oportunidades aos jovens em situação de vulnerabilidade no município, proporcionando dignidade, emprego e transformação social. O UNICEF reconheceu esse programa como um destaque nacional, selecionando São Miguel do Tapuio como um exemplo em todo o Brasil", destacou o prefeito ao GP1 .
Durante a visita do Unicef ao município, o Programa Jovem Aprendiz foi um dos pontos que mais chamou a atenção dos avaliadores. A iniciativa foi elogiada por sua capacidade de integrar jovens ao mercado de trabalho, promovendo inclusão social e desenvolvimento econômico local.
O Programa Jovem Aprendiz Municipal existe desde o ano de 2022 e funciona por parte da Prefeitura de São Miguel do Tapuio, em parceria com o Centro Integrado Escola-Empresa – CIEE.