O governador Rafael Fonteles esteve, nesta quarta-feira (28), no município de Água Branca, onde inaugurou a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Wall Ferraz, ligado à 6ª Gerência Regional de Ensino (GRE). Foram investidos mais de R$ 3 milhões na reforma e na aquisição de equipamentos e materiais para a escola.
A unidade agora tem laboratórios de ciências e de informática, vestiários, quadra poliesportiva, subestação e climatização, além da revitalização das sete salas de aula, biblioteca e refeitório.
O governador Rafael Fonteles disse estar muito feliz por mais uma entrega na área da educação, que para ele é a mola mestra do desenvolvimento de um lugar. “É a partir da educação que a gente pode construir um futuro melhor, com mais oportunidades para o nosso povo. Água Branca é um exemplo claro, tem duas escolas estaduais de tempo integral”, pontuou o gestor.
Ele destacou que a escola está mais moderna, com internet de alta velocidade, todas as salas climatizadas, aula de robótica, salas amplas, área para as refeições e uma série de outras melhorias. “O Ceti Wall Ferraz é uma das nossas melhores escolas a partir de agora, em termos de infraestrutura. Isso vai gerar resultados concretos na aprendizagem dos alunos”, ressaltou Fonteles.
O estudante de robótica Pablo Cauê de Sousa Mendes disse que gosta desta área desde pequeno, quando brincava muito com o carrinho de controle remoto. “Eu achava muito 'maneiro' e hoje, para mim, robótica é uma área muito interessante. Eu faço muitos projetos dentro de casa”, frisou.
O secretário estadual de Educação, Washington Bandeira , declarou que a reforma do Ceti foi de fundamental importância e destacou que a escola foi uma das primeiras a receber o material da startup piauiense Tron Robótica Educativa, com quem o Governo do Piauí, por meio da Seduc, fechou parceria no último dia 22 de agosto. A Tron, que tem como um dos sócios o humorista Whindersson Nunes , conta com a metodologia especial de ensino de robótica reconhecida em todo o Brasil e fará a capacitação dos professores do estado, permitindo que o método seja repassado aos alunos.
O diretor da escola, Renato Cavalcante, afirmou que a reforma vai impactar de forma positiva na aprendizagem dos alunos. “É um prêmio para melhorar o ensino-aprendizagem”, comemorou Cavalcante.