O corpo do empresário Rogério Saldanha , primo do secretário de Governo de Teresina, Michel Saldanha , foi sepultado na tarde desta sexta-feira (23) no Cemitério do bairro Vermelha, zona sul da Capital do Piauí. Rogério tinha 58 anos e foi assassinado a tiros na cidade de Fortaleza (CE) na madrugada dessa quinta-feira (22), quando passava de carro pela comunidade do Oitão Preto, no bairro Moura Brasil, região dominada por uma facção criminosa. Outras duas pessoas que estavam no veículo não foram atingidas.

Familiares e amigos deram o último adeus ao empresário, que foi velado na Pax União durante todo o dia. O corpo dele chegou ainda nesta madrugada a Teresina, onde recebeu as últimas homenagens. Em conversa com o GP1 , o secretário Michel Saldanha descreveu seu primo como um homem trabalhador e querido pela família. Além disso, Saldanha relatou que espera resolução do crime por parte das autoridades, para a devida prisão dos responsáveis pelo crime.

“Nossa família toda é do Ceará. Viemos para cá há muito tempo e morávamos ali no Parque Piauí, na ampliação do parque. Ele era como um irmão para nós, moramos juntos durante anos. Infelizmente a violência que toma conta de todos os lugares causou essa situação. Ele, um trabalhador, empresário, estava indo para um evento em Fortaleza e se deparou com essa tragédia. Só pedimos que as autoridades do estado atuem fortemente para prender os responsáveis por esse crime, que chocou tanto a sociedade de Fortaleza quanto a nós aqui em Teresina, por conta de toda a nossa família que hoje reside na capital. Como ainda temos laços familiares no Ceará, especialmente em Fortaleza, tentamos mobilizar todos da nossa família para buscar uma atuação efetiva da segurança pública do estado. Recebemos notícias de que ontem um suspeito havia sido preso, e é isso que queremos: que os culpados sejam efetivamente responsabilizados. Que possamos ter pelo menos o sentimento de que quem cometeu esse crime vai pagar perante a lei por esse absurdo”, relatou o secretário.

Ao comentar sobre a vida de seu primo, Saldanha compartilhou detalhes sobre Rogério, mencionando que ele tinha três filhos e uma neta considerada o "xodó" dele, por isso, ele estava vivendo um momento feliz em sua vida, podendo aproveitar sua família. O secretário ainda agradeceu pelo apoio que a família recebeu durante o período difícil.

“Ele tinha três filhos e uma netinha, que era o xodó dele. Estava vivendo um momento muito bom na vida, curtindo a neta e podendo oferecer a ela muito mais do que ofereceu aos filhos. É muita tristeza. Agradecemos a todos que nos acompanharam e se solidarizaram conosco nesse momento tão difícil. O que pedimos é que possamos ter uma sociedade menos violenta, onde todo cidadão possa ir e vir de maneira tranquila, sem medo de sofrer qualquer tipo de lesão, dano físico ou perder a própria vida, como foi o caso”, disse ao GP1 .

Rosinaldo Rodrigues contou à nossa reportagem sobre a presença constante e a amizade que tinha com Rogério Saldanha, que era uma pessoa prestativa e presente em sua vida diária. “Era uma pessoa que realmente estava presente na nossa vida, praticamente todos os dias. Prestativo. Aqui, como eu estava falando, primeiro eu passava na loja dele, depois seguia para o trabalho. Mas ele era alguém que a gente via todos os dias, um amigo que vai deixar saudade. Eu não sou daqui, mas desde que vim morar aqui, há treze anos, temos essa amizade. Gostava de assistir a um futebolzinho, tomar uma cervejinha, e enfim, era uma pessoa muito amiga, fazia amizade com todo mundo. Quando a gente saía com os colegas, que já o conheciam há mais tempo, nesses treze anos em que o conheci, ele foi uma excelente pessoa. Foi uma perda muito grande, e a saudade que vai ficar das piadas que ele contava... Sempre que estávamos reunidos, era ele quem animava a roda com suas piadas”, contou Rosinaldo.

Entenda o caso

Rogério Saldanha estava em um carro modelo Mitsubishi L200, quando entrou em uma rua por engano, em rota orientada pelo GPS, e se deparou com homens armados, que começaram a efetuar disparos contra o veículo.

Outros dois amigos que também estavam no carro conseguiram descer do veículo e saíram correndo, mas Rogério Saldanha acabou sendo atingido na cabeça no banco traseiro e teve morte imediata.

Prisão de um dos acusados

A Polícia Civil do Ceará prendeu ainda nessa quinta-feira (22), um homem suspeito de envolvimento no assassinato do Aldete Rogério Saldanha. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública de Defesa Social, o suspeito foi preso no bairro São Gerardo e portava uma arma de fogo, segundo o site Diário do Nordeste.

As diligências em busca dos suspeitos do homicídio contaram com o auxílio da Coordenadoria de Recursos Especiais e do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Ceará.