O Piauí levou a melhor diante do Picos na grande final do Campeonato Piauiense Sub-20 2024 e se sagrou o grande campeão da competição nos pênaltis. Na ocasião, as equipes empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar e o Enxuga Rato ganhou a decisão na cobrança de pênaltis. O duelo foi nessa quinta-feira (01), no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Com o feito, o Rubro-Anil voltou a conquistar o torneio após 11 anos.

A partida iniciou com dois times buscando o ataque, mas foi o Picos que abriu o placar aos 17 minutos, após cobrança de falta que ocasionou em gol contra de Nikão. Depois do tento sofrido, o Piauí partiu para cima e teve mais presença no ataque, conseguindo deixar tudo igual aos 43 minutos, em chutaço de fora da área de Talyson. No segundo tempo, o jogo ficou mais truncado e estudado, prevalecendo o 1 a 1 no placar e sendo levada para os pênaltis.

Nas cobranças de pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Guilherme, que defendeu três cobranças. A primeira foi de Cauã Marley, que parou nas mãos do guarda-redes. Talyson converteu para o Piauí e Felipe para o Picos. Após isso, os acertos e erros ficaram praticamente alternados, mas Guilherme garantiu o título do Enxuga Rato com ótimas defesas.

Com o resultado, o Piauí voltou a levantar o troféu do Campeonato Piauiense Sub-20, competição que não leva o título desde 2013 e agora irá representar o estado na Copa do Nordeste e Copa São Paulo do Futebol Junior do próximo ano. Por ter ficado com o vice, o Picos também se garantiu na Copinha.