O prazo para registro das candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições deste ano encerrou na noite desta quinta-feira (15), em conformidade com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ). Em Teresina, nove candidatos colocaram seus nomes para disputar o Palácio da Cidade.
Os candidatos a prefeito de Teresina registrados no TSE são: Dr. Pessoa (PRD), Fábio Novo (PT), Francinaldo Leão (PSOL), Geraldo Carvalho (PSTU), Lourdes Melo (PCO), Professor Tonny Kerley (Novo), Santiago Belizário (UP), Sílvio Mendes (União Brasil) e Telsírio Alencar (Mobiliza).
Com poucos estreantes, o pleito em Teresina terá muitas figuras já conhecidas no cenário político local, que incluiu o atual prefeito, Dr. Pessoa, e o ex-prefeito Sílvio Mendes.
O GP1 apresenta, nesta reportagem, um pouco da história de cada um desses candidatos, que estão na corrida rumo ao mais alto posto do poder executivo municipal.
Conheça abaixo os candidatos – listados por ordem alfabética:
Dr. Pessoa (PRD)
O atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, está em seu primeiro mandato, mas já havia disputado o Palácio da Cidade em 2016. Natural do município de Água Branca e médico por formação, ele tem 78 anos e foi vereador de Teresina por quatro mandatos consecutivos, sendo eleito deputado estadual em 2010. Em 2018, concorreu ao Governo do Piauí, mas não foi eleito.
Dr. Pessoa foi eleito prefeito de Teresina em 2020, com o vice Robert Rios, derrotando Kleber Montezuma (Progressistas), candidato apoiado pelo então prefeito Firmino Filho. Nestas eleições, ele tem como vice o ex-vereador Ricardo Bandeira (Avante), formando a coligação “Fazemos mais com o povo”, composta pelo PRD, Avante e PL.
Fábio Novo (PT)
Candidato apoiado pelo governador Rafael Fonteles (PT), o deputado estadual de 50 anos é natural da cidade de Bom Jesus, onde iniciou a vida política, atuando como vereador, secretário municipal de Educação e Cultura e vice-prefeito do município. Jornalista, Fábio Novo mudou-se para a capital e, em 2008, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) como suplente do deputado Olavo Rebelo. Foi eleito deputado estadual em 2010, 2014 e 2018. O petista também é conhecido por ter estado à frente da Secretaria de Estado da Cultura durante muitos anos.
Fábio Novo tem como vice o médico Paulo Márcio (MDB) e é representado pela coligação “Juntos por Teresina”, formada pelos seguintes partidos: Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Federação PSDB/CIDADANIA, PDT, MDB, Podemos, Democracia Cristã, Agir, PSB, PSD e Solidariedade.
Francinaldo Leão (PSOL)
Liderança comunitária do bairro Cidade Jardim, Francinaldo Leão tem 49 anos e é natural da cidade de Porto.
Ele estreia nestas eleições com uma chapa pura, tendo como vice a também estreante Maria Lúcia de Oliveira, liderança comunitária e defensora popular.
Geraldo Carvalho (PSTU)
Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Geraldo Carvalho tem 66 anos e é natural de Piracuruca. Essa não é a primeira vez que ele disputa o Palácio da Cidade, já tendo concorrido no ano de 2004. Além disso, já disputou cargos de vereador, senador e governador em outros pleitos.
O vice de Geraldo Carvalho é o também professor Gervásio Santos, que foi candidato a prefeito em 2020 pelo PSTU.
Lourdes Melo (PCO)
Única mulher na disputa pelo cargo majoritário, a professora é bastante conhecida nos movimentos sociais e nas campanhas eleitorais. Natural da cidade de Pedreiras, no Maranhão, Lourdes Melo tem 71 anos e disputa sua décima eleição: ela participou de todos os pleitos -estaduais e municipais – realizados a partir de 2006, sempre pelo Partido da Causa Operária.
A vice de Lourdes Melo é Deuzélia Lopes de Oliveira, também do PCO.
Professor Tonny Kerley (Novo)
Economista e professor universitário, Tonny Kerley é natural da cidade de Marcolândia e disputa sua eleição, aos 35 anos. Seu vice é o médico Wallace Miranda, que concorreu ao cargo de deputado federal em 2022.
Tonny Kerley não formou coligação, e vai para a disputa em uma chapa pura.
Santiago Belizário (UP)
O estudante universitário de 31 anos é natural de Fortaleza, no Ceará. Santiago Belizário iniciou a trajetória política no movimento estudantil, atuando como diretor do Diretório Central dos Estudantes da UFPI.
A vice de Santiago é a estudante Dara Neto, também filiada ao partido Unidade Popular.
Sílvio Mendes (União Brasil)
Médico e ex-prefeito de Teresina por dois mandatos, Sílvio Mendes tem 74 anos e é natural de Campo Maior. Foi eleito para o Palácio da Cidade pela primeira vez em 2004, sendo reeleito em 2008. Disputou o Governo do Piauí em 2010 e 2022.
O vice de Sílvio Mendes é o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos). Eles são representados pela coligação “Teresina no caminho certo”, composta pelo União Brasil, Republicanos e Progressistas.
Telsírio Alencar (Mobiliza)
Advogado e jornalista, Telsírio Alencar tem 59 anos e é natural da cidade de São Pedro do Piauí. Ele disputa a Prefeitura de Teresina pela primeira vez, e já foi candidato a vereador da capital em 2004 e 2016. Na eleição de 2022, ele concorreu ao cargo de deputado estadual.
A vice de Telsírio Alencar é a advogada Juliana Macêdo, também do partido Mobilização Nacional.
Eleições
As eleições municipais deste ano acontecem no dia 6 de outubro, e um eventual segundo turno acontecerá no dia 27 do mesmo mês.