O Partido Socialista Unificado dos Trabalhadores Unificado (PSTU) registrou sua chapa de candidatos a vereador de Teresina, no início de agosto, com apenas dois nomes.

A principal aposta da sigla é Daniel Solon, que já foi candidato a deputado federal, a governador do Piauí e a prefeito de Teresina, estando agora em sua quarta eleição. A outra concorrente pelo PSTU é Yara Ferry, que já disputou cargo de deputada estadual pela sigla duas vezes e concorre em sua terceira eleição.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Daniel Solo, Yara Ferry e Geraldo Carvalho, candidato a prefeito pela sigla (da esquerda para a direita)

Funções do vereador de acordo com a Constituição Federal

Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, transporte público e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.

Na Câmara Municipal (também chamada de câmara de vereadores), os projetos, emendas e resoluções têm de passar por comissões, para serem votados no plenário. Mesmo depois de aprovados, projetos e emendas precisam ser submetidos à apreciação do prefeito, que pode vetá-los total ou parcialmente ou aprová-los. Quando há aprovação, o projeto é publicado no diário oficial da cidade e vira lei.