O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (PRD) e o candidato a prefeito Sílvio Mendes (União Brasil), não foram ao debate da TV Meio , realizado nesta quinta-feira (15), com os postulantes ao Palácio da Cidade. A decisão foi comunicada pela coordenação de campanha dos dois líderes políticos, no início da tarde hoje.
A coordenação do prefeito, que vai tentar a reeleição, apontou um jogo de cartas marcadas, onde foi colocado em nota enviada ao GP1 que, uma série de fatores levantou questionamentos latentes quanto a transparência de alguns membros que vão participar do debate.
“Até o meio-dia e seis minutos de hoje, dia da realização do debate, dois dos pré-candidatos convidados ainda não haviam formalizado o registro de suas candidaturas. Além disso, um desses mesmos pré-candidatos que registrou de última hora sua candidatura a prefeito - e que havia participado de um debate anterior em outra emissora sem o devido registro - demonstrou naquela ocasião comportamento agressivo, direcionando ataques ao prefeito”, diz um trecho da nota da coordenação de campanha do Dr. Pessoa.
Nota da coordenação do prefeito Dr. Pessoa na íntegra
O Prefeito de Teresina e candidato à reeleição, Dr. Pessoa, tomou a decisão consciente de não participar do debate promovido pela TV Meio. Essa escolha foi motivada por uma série de fatores que levantam dúvidas sobre a transparência e a seriedade de alguns participantes do evento.
Até o meio-dia e seis minutos de hoje, dia da realização do debate, dois dos pré-candidatos convidados ainda não haviam formalizado o registro de suas candidaturas. Além disso, um desses mesmos pré-candidatos que registrou de última hora sua candidatura a prefeito - e que havia participado de um debate anterior em outra emissora sem o devido registro - demonstrou naquela ocasião comportamento agressivo, direcionando ataques ao prefeito.
A decisão de Dr. Pessoa visa preservar o respeito que o processo democrático exige. Participar de um debate em que parte dos envolvidos estão comprometidos, não com a democracia, mas a serviço de outros candidatos, representa um desrespeito aos eleitores de Teresina e ao próprio princípio do debate, que deve ser um espaço para a troca de ideias e apresentação de propostas, e não para agressões ou manobras políticas.
Ao não participar, Dr. Pessoa expõe à sociedade um alerta importante: o debate público deve ser pautado pela lisura e pelo respeito às regras democráticas. Este momento é crucial para que os cidadãos de Teresina reflitam sobre quem são os candidatos verdadeiramente comprometidos com a cidade e quem, eventualmente, pode estar usando de artifícios questionáveis para se promover ou promover outro candidato, servindo de laranja para atacar outros em seu nome.
Ao não comparecer ao debate, o eleitor teresinense vai conseguir perceber o jogo de cena montado entre esses candidatos, um jogo de cartas marcadas entre eles.
Dr. Pessoa reafirma seu compromisso com uma campanha eleitoral justa, transparente e centrada em propostas concretas que visem o desenvolvimento e bem-estar de Teresina. A sua decisão de não comparecer ao debate reflete seu respeito pelo eleitor e sua dedicação em manter a integridade do processo eleitoral.
Atenciosamente, Coordenação de Campanha de Dr. Pessoa
O que diz o time de Sílvio Mendes
No caso da assessoria de Sílvio Mendes foi argumentado que o líder do União Brasil se sente desrespeitado sempre que é citado na programação de política da emissora. No comunicado, foi esclarecido que o grupo de Sílvio discorda da linha editorial do meio de comunicação que será responsável pelo debate por entender que existe parcialidade em favor de outro candidato que, apesar de não ter sido citado na nota, trata-se do deputado Fábio Novo, candidato a prefeito pelo PT.
“A linha editorial do Grupo Meio é parcial, o que contraria as regras de uma concessão pública, uma vez que o tratamento dado é desrespeitoso sempre que o nome de Sílvio Mendes é mencionado nos programas de política da emissora. Desta forma, o candidato não comparecerá ao debate”, diz um trecho da nota.
Nota da coordenação de Sílvio Mendes na íntegra
A Coordenação de Comunicação do candidato a prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), informa que ele não participará do debate marcado para este dia, 15 de agosto, organizado pelo Grupo Meio.
Para a Coordenação de Comunicação, a linha editorial do Grupo Meio é parcial, o que contraria as regras de uma concessão pública, uma vez que o tratamento dado é desrespeitoso sempre que o nome de Sílvio Mendes é mencionado nos programas de política da emissora. Desta forma, o candidato não comparecerá ao debate.
Assessoria de Comunicação