A federação formada pelos partidos PSDB e Cidadania registrou, na manhã desta segunda-feira (12), a sua chapa de candidatos a vereador de Teresina.
Ao todo, o grupo formalizou 17 candidatos para disputar vagas na Câmara Municipal de Teresina . Cada chapa pode conter até 30 nomes na capital piauiense, conforme o Código Eleitoral vigente.
Funções do vereador de acordo com a Constituição Federal
Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, transporte público e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.
Na Câmara Municipal (também chamada de câmara de vereadores), os projetos, emendas e resoluções têm de passar por comissões, para serem votados no plenário. Mesmo depois de aprovados, projetos e emendas precisam ser submetidos à apreciação do prefeito, que pode vetá-los total ou parcialmente ou aprová-los. Quando há aprovação, o projeto é publicado no diário oficial da cidade e vira lei.
Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento.
Confira abaixo a lista completa de candidatos a vereador de Teresina pela federação PSDB e Cidadania
- Ana Galiza (PSDB)
- Bruno Oliveira (Cidadania)
- Chicão Dona Maria (Cidadania)
- Cirineu Lemos (PSDB)
- Dr. Lívio Machado (PSDB)
- Dudu do Povo (PSDB)
- Elismário Nascimento (PSDB)
- Gerson Barros (Cidadania)
- Inácia Izabel Benta de Assis (PSDB)
- Marcus Macedo (Cidadania)
- Miguelzin (Cidadania)
- Motorista Frank (PSDB)
- O Nego da Rita (Cidadania)
- Professora Janete (Cidadania)
- Renê Brasil (PSDB)
- Rosiane Matos (Cidadania)
- Urderiana (Cidadania)