O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), acompanhado do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira , entregou a reforma, ampliação, modernização e climatização, do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), localizado no bairro Piçarra, zona sul de Teresina, nesta segunda-feira (12). O Centro, que recebeu um investimento em infraestrutura, equipamentos e mobiliários no valor R$ 1.983.220,05, conta agora com salas de aula modernas, biblioteca, laboratório de informática, banheiros com vestiários, refeitório, quadra poliesportiva, estúdio de gravação, além de salas especiais para psicoatendimento (Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia) e para núcleos de Convivência e de Apoio à Família.
Rafael Fonteles reforçou o compromisso de sua administração com a comunidade surda do Estado, e destacou que essa atenção passa pela capacitação dos profissionais para que o público alvo, tenha as suas demandas plenamente atendidas.
"Essa obra que a gente inaugura hoje no CAS que é o melhor do Brasil, teve R$ 2 milhões investidos para tornar o espaço climatizado, moderno e amplo para atender a comunidade surda do Piaui. A gente está em linha com o que a gente sempre pregou, com o que o nosso campo político sempre pregou, que é levar o desenvolvimento, o crescimento econômico para melhoria da qualidade de vida das pessoas, sem deixar ninguém para trás. Ninguém fica para trás em nosso Governo”, declarou o governador.
Mais de 600 estudantes atendidos
Funcionando desde 2006, o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) possui atualmente mais de 600 estudantes, sendo 48 alunos surdos e 560 alunos no Núcleo de Formação. Washington Bandeira destacou a importância de disseminar o ensino de Libras como forma de romper as barreiras da comunicação.
"Essa entrega hoje fortalece a inclusão das pessoas com deficiência em nosso Estado. Temos seis centros de atendimento e formação para pessoas com deficiência e todos estão sendo reformados. A entrega de hoje, do Centro de Atendimento e Capacitação de Profissionais voltados as pessoas com surdez. Ou seja, uma prioridade máxima da gestão do governador Rafael nessa parceria entre SEDUC e SEID. Nessa parceria em volume e qualidade de atendimento a educação aos alunos e profissionais do segmento das pessoas com deficiência", disse o secretário de Educação ao GP1 .
Ainda de acordo com Washington Bandeira, outros centros serão construídos em municípios do interior do Estado. “Estamos construindo outros seis centros em cidades do interior do Estado, Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus e Luzilândia”, detalhou o secretário.
Cursos ofertados
O CAS promove a Educação Bilíngue por meio da Formação Continuada com o Curso de Iniciação à Língua Brasileira de Sinais (Libras), Curso de Libras (Intermediário), Curso Prático de Libras, Curso de Formação Tradutor Intérprete de Libras (TILS), Curso de Formação de Instrutores para Surdos (FIS), Curso de Libras Avançado para a Comunidade Geral, Curso de Formação de Professores Bilíngues em Português, Formação Continuada em Atendimento Educacional Especializado (para professores das salas multifuncionais) e Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibular da UFPI (Letras – Libras).