O deputado federal Flávio Nogueira (PT) lançou, na noite desta segunda-feira (8), em Teresina, o livro intitulado “ A Rua Coelho de Resende – Memória, história, afetos e lições ”, uma biografia do político, advogado e jornalista piauiense que dá nome a uma das principais e mais conhecidas ruas do Centro da capital. O evento de lançamento aconteceu em um restaurante na zona leste da cidade.

Durante mais de dois anos de pesquisa, Flávio Nogueira mergulhou na história de Simplício Coelho Melo de Resende (1841-1915), natural de Piripiri, que teve uma vida pública de destaque entre o final do segundo império e o início da república.

“Fazer esse livro não foi fácil, porque levaram dois anos, eu tive que pesquisar muito, não é um nome que a gente acha fácil. Eu encontrei muita coisa dele no Congresso Nacional, porque ele foi deputado geral, que é hoje um deputado federal, como eu sou. Então, a partir dos discursos dele, fui fazendo uma caminhada e achando outras coisas”, afirmou Flávio Nogueira.

Homem de visão

O autor do livro ressaltou que Coelho de Resende foi um homem visionário. “Ele já brigava pelo porto de Luís Corrêa, chamava porto de Amarração, a hidrovia do Parnaíba, então, era um homem muito avançado para o seu tempo, e um grande orador”, destacou.

Rua Coelho de Resende

O deputado explicou que o livro também traz elementos históricos a respeito da rua que leva o nome de Coelho de Resende. “Eu faço também referências às ruas que entrecortam a Coelho de Resende, como Lisandro Nogueira e a Desembargador Freitas. Cada rua é uma história que nós estamos contando, quer dizer, é o recorte da história de Teresina e também do Piauí, e do Brasil”, completou.

Livro de história

O professor Fonseca Neto, ocupante da cadeira de número um da Academia Piauiense de Letras (APL), falou da importância histórica do livro de Flávio Nogueira.

“Do que eu conheço do próprio autor, o livro fala do passado para a gente aprender para o futuro. Um livro é sempre muito bom, principalmente com um caráter desse. Fala da rua Coelho de Resende, fala do titular da rua, um homem interessante, certamente da grande admiração dele, político, então é uma contribuição que ele dá para a gente, se torna um guia do passado, do que foi, para a gente melhorar a qualidade do que queremos ser nesta bela cidade”, concluiu Fonseca Neto.