A partir de hoje, faltando 90 dias para as eleições municipais, Teresina aparece como uma das sete capitais com uma disputa acirrada pela prefeitura, segundo dados da pesquisa Ipespe Analítica, índice da CNN.

A eleição na capital piauiense está polarizada entre dois nomes: o deputado estadual Fábio Novo (PT) e o médico e ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil). Vale ressaltar que o PT governa o estado do Piauí, mas nunca ganhou a disputa na capital Teresina.

Foto: GP1
Fábio Novo e Sílvio Mendes

Polirização em outras seis capitais

Segundo os dados do indicador, essa situação acontece também em São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Belém, Cuiabá e Porto Velho. Veja abaixo como está a polarização nas capitais citadas acima:

São Paulo: na capital paulista, o cenário de disputa é polarizado entre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Porto Alegre: A polarização se repete entre a deputada federal Maria do Rosário (PT) e o prefeito Sebastião Melo (MDB).

Belém: A competição envolve o deputado federal Éder Mauro (PL), o deputado estadual Igor Normando (MDB) e o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL).

Cuiabá: A disputa pela prefeitura é entre o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), o deputado federal Abilio Brunini (PL) e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

Manaus: o atual prefeito David Almeida (Avante) e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) disputam a preferência dos eleitores.

Porto Velho: A pesquisa aponta disputa entre Mariana Carvalho (União Brasil) e Léo Moraes (Podemos), ambos ex-deputados federais.

Eleições 2024

A partir de agora, os candidatos estão proibidos de comparecer a inaugurações de obras públicas, fica proibida a contratação de shows artísticos com recursos públicos.

Sites e canais de informação oficiais não podem apresentar nomes, slogans, símbolos, expressões, imagens e elementos que fazem referência a autoridades, governos ou administrações; É vedada a transferência voluntária de recursos da União aos Estados e Municípios, assim como dos Estados aos Municípios.