O empresário Victor Linhares (Progressistas) será empossado como vereador de Teresina nesta terça-feira (30), em cerimônia na Câmara Municipal às 9h. Com o total de 3,4 mil votos nas eleições de 2020, Linhares assume a vaga de Graça Amorim (PRD), que foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
A cassação de Graça Amorim ocorreu após sua mudança de partido, o que, segundo o TRE-PI, resultou na perda do direito à cadeira no legislativo. Inácio Carvalho, também envolvido na mudança partidária, perdeu a chance de assumir a vaga. Com isso, Linhares, que permaneceu no PP, foi o escolhido para ocupar o cargo.
O caso teve início quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a cassação da chapa do Partido Liberal (PL) por fraude à cota de gênero, resultando na perda do mandato de Leonardo Eulálio, eleito em 2020. Graça Amorim, então primeira suplente do Progressistas, assumiu o mandato em maio, mas enfrentou ação de infidelidade partidária.
A decisão final veio após a recontagem dos votos, que favoreceu o Progressistas. A Corte Eleitoral, por 4 votos a 3, acolheu a tese do partido, aceita pelo Ministério Público, garantindo a vaga a Victor Linhares.