O Diretório Municipal do partido Unidade Popular (UP) realizou convenção na noite desta quarta-feira (24), oficializando a candidatura de Santiago Belizário à Prefeitura de Teresina, tendo como vice a estudante Dara Neto.
O evento partidário aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí (Sintrejufe), localizada no Centro da capital. Em entrevista a jornalistas, Santiago Belizário ressaltou que, para além dos votos, sua campanha buscará debater com a população um projeto de cidade.
“A gente tem discutido muito, tem feito diversas plenárias nos bairros para construir o nosso programa, que tem os principais pontos que vamos apresentar e defender durante esse pleito eleitoral. É um programa, uma plataforma construída a muitas mãos, e acima de tudo a gente vai construir uma candidatura pé no chão”, afirmou o candidato.
Críticas a adversários
Santiago Belizário também dirigiu críticas aos adversários e falou da disparidade em termos de recursos e espaço concedidos aos partidos durante a campanha. “Nessa disputa eleitoral a gente não tem tempo de TV e tempo de rádio na propaganda eleitoral, não tem fundo partidário, o que a gente recebe de fundo eleitoral, é três milhões para todas as candidaturas que a Unidade Popular vai ter no país, enquanto partidos como o PL vai ter quase um bilhão para enganar o povo. Então, é uma lógica eleitoral que não é equitativa, é desigual, e a forma de reverter isso não só é convidar o povo a participar das eleições, que a gente sabe que no fim das contas a eleição por si só não resolve os problemas do nosso povo, mas chamar o nosso povo a se organizar, a construir as lutas cotidianas da cidade”, completou.
Vice
Dara Neto, que vai caminhar com Santiago na corrida eleitoral, afirmou que pretende representar as camadas mais populares da sociedade. “Nosso objetivo, através das nossas candidaturas, é dar voz e visibilidade nessa batalha eleitoral, a gente acredita que nossa candidatura tem como perspectiva um programa popular com pautas reais para o nosso povo e também vindo do chão, vindo das periferias, daqueles que dependem do acesso público, da saúde, da educação, do transporte público. Eu acho que esse é o nosso diferencial hoje”, destacou.
O partido de esquerda homologou ainda duas candidaturas a vereador: Thays Dias, que é coordenadora do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí (DCE-UFPI), e Rodrigo Henrique, presidente da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de Teresina (AMES).