A Delegacia de Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) de Piripiri contabilizou de janeiro a junho 7 mortes violentas intencionais neste ano contra 11 no mesmo período do ano anterior, uma redução de 36,3% no número de homicídios na região.
De acordo com o delegado Lucas Klinger, titular da DFHT, a diminuição dos números reflete o reforço das estratégias de prevenção à violência realizadas em parceria com as forças de segurança do estado. Em 2022, por exemplo, a cidade de Piripiri enfrentou altos índices de violência, o que motivou a criação de políticas públicas voltadas para a segurança da população.
"Quando comparamos o primeiro semestre de 2024 com o primeiro semestre de 2023, em relação ao número de MVIs (mortes violentas intencionais), tivemos uma redução de 36,3%. Isso nos deixa felizes, porque nós já vínhamos de uma redução de 65% no ano de 2023, comparado com o ano de 2022. Isso mostra que as ações desempenhadas tanto pela Polícia Civil como pela Polícia Militar, no policiamento ostensivo, têm se mostrado efetivas, com reiteradas reduções no número de homicídios”, relatou o delegado.
O delegado reforçou ainda a importância da participação contínua da população, denunciando irregularidades e colaborando com as forças de segurança para manter a cidade em constante evolução positiva no quesito segurança pública.