A deputada estadual Bárbara Soares (Progressistas-PI) afirmou que o PSDB não é mais uma potência partidária como na época das administrações do pai, o ex-prefeito de Teresina Firmino Filho . Mesmo com essa avaliação, ela acredita que seria importante que o pré-candidato a Prefeitura de Teresina, deputado estadual Fábio Novo , viesse a contar com o apoio do partido tucano.

Ela também analisou a abrangência do PSDB no Piauí e disse que a legenda não conseguiu ultrapassar os muros de Teresina e não se expandiu e nem adquiriu musculatura política nos demais municípios do Estado.

Foto: Lucas Dias/GP1
Deputada Bárbara Soares

“O PSDB já trabalhou muito por Teresina, desde o tempo de Wall Ferraz, mas hoje não tem tanta representatividade que tinha antes. Mas, acredito que ele [PSDB] é sim, um partido importante e que fez história em Teresina, mas que hoje não tem mais essa representatividade que tinha na época do prefeito Firmino Filho. O PSDB se resumia a poucos nomes, não existia um partido muito amplo aqui, ele se resumia mais municipalmente, não tinha muita difusão estadual”, declarou a deputada.

Quanto ao impasse que a legenda tucana enfrenta neste momento, Bárbara Soares afirmou que é necessário, primeiramente, que a sigla resolva as pendências internas para que seja possível iniciar os debates com forças externas.

"Cada um tem que saber onde pisa, ver sua colocação dentro do cenário político. Acredito que o PSDB e o Cidadania têm que entrar nesse consenso e fazer parte de uma pré-candidatura a prefeito. Eles [tucanos] têm que entrar em consenso, independente de quem seja o pré-candidato a prefeito deles. Acho que tem que prevalecer o consenso”, aconselhou a parlamentar.