A Polícia Federal desarticulou um esquema de falsificação de documentos em Teresina, na manhã desta quinta-feira (11), durante a operação batizada de Chassifá. As diligências tiveram como alvo uma rede criminosa especializada em criar identidades falsas para obtenção de empréstimos fraudulentos. As investigações apontaram que mais de 200 pessoas estariam envolvidas no esquema.
De acordo com as apurações, os criminosos recrutavam indivíduos para se passarem por outras pessoas mediante pagamento. Os recrutados enviavam fotos 3x4 para que o falsificador pudesse criar os documentos falsos. Com esses documentos, os criminosos conseguiam contrair empréstimos em nome de terceiros, gerando prejuízos financeiros a instituições bancárias.
Na operação, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal de Teresina/PI. Foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos, documentos, cartões e materiais utilizados nas falsificações. Os itens apreendidos servirão de prova para responsabilizar criminalmente os envolvidos.
Os investigados poderão responder por estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso. A Polícia Federal continua a investigação para identificar e responsabilizar todas as mais de 200 pessoas que participaram do esquema.