O vereador Luís André (PL), líder do prefeito Dr. Pessoa (PRD) na Câmara Municipal de Teresina, informou à imprensa, na manhã desta quarta-feira (10), que a Casa vai analisar o veto ao “PL das carroças” somente no mês de agosto, na volta do recesso parlamentar.
“Vamos deixar para agosto, mas o prefeito já se posicionou e vai pedir a base que siga orientação de manter o veto. Vai ficar para agosto até para ter uma discussão mais serena”, explicou Luís André.
Retrospecto
O prefeito Dr. Pessoa vetou totalmente o Projeto de Lei que prevê o fim do uso de carroças com tração animal em Teresina. Entre as alegações, o veto aponta fragilidade, por não detalhar como se daria a reinserção dos trabalhadores em veículos de tração animal (popularmente conhecidos como carroceiros) no mercado de trabalho.
O que diz a autora do Projeto
Em conversa com o GP1 , a vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), autora do Projeto de Lei, disse acreditar que os vereadores derrubarão o veto apresentado por Dr. Pessoa ao Projeto de Lei que visa o fim do uso de animais para tracionar carroças. Na visão da autora do projeto, "não há desculpas" para não implementar a matéria.
“Eu não me surpreendi, já esperava que o prefeito faria isso. Ele prometeu que em agosto de 2021 faria um hospital de zoonoses, até hoje não tem nenhum terreno. O projeto ajudaria tanto os animais quanto as pessoas, mas ele alega que não tem dinheiro. Acredito que todos os vereadores que votaram a favor do projeto, votarão para derrubar o veto, porque todos têm ciência de que o projeto vai ajudar as pessoas e os animais, nenhum vai votar favorável ao veto. E eu já consegui até o dinheiro para começar o projeto piloto das carroças de lata, então não tem desculpa para não colocar o projeto em prática, só falta vontade”, afirmou a vereadora Thanandra Sarapatinhas.